terça-feira, 8 de dezembro de 2015

                  FELICIDADE NA ESCOLA?

Sempre pensei a escola como um lugar plural.E a felicidade,assim como, as aprendizagens,interações e conflitos estão presentes no seu cotidiano.
O texto lido,de Roberto Muniz Barreto de Carvalho,baseado na obra de Georges Snyders, aponta para a felicidade escolar,no sentido de formação,realização e atuação do indivíduo na sociedade,superando as contradições sociais,por meio da aquisição cultural,dentro de uma visão marxista.
A ideia do autor de felicidade na escola é ligada a questão de realização cultural.Ele se refere a felicidade que o indivíduo tem,mesmo sendo de uma classe baixa,com menos cultura,em atingir maior status social inserindo-se culturalmente na sociedade,por meio das possibilidades que a escola lhe oferece,isto claro,dentro de uma visão marxistas de divisão de classes e sociedade de produção pelo trabalho.
Dentro desta visão,felicidade escolar é superação,é ascensão cultural e automaticamente,social.
E realmente,Snyders tem razão,mas ainda acrescento a essa ideias que a escola vai além de realização e ascensão social.E a felicidade que ela pode proporcionar não é só a felicidade de estar na escola e inserir-se na cultura escolar.
A escola traz a felicidade do auto-conhecimento,da integração,do conhecimento do mundo e dos valores nela inseridos.Depois da casa,vive-se na escola,e ás vezes, a escola vem antes.
Por isso ela deve ser espaço de democracia,de respeito, de solidariedade,de valores e de acolhimento.
É na escola que se conhece o valor do trabalho em equipe,que se aprende a dividir,a esperar sua vez,a ajudar e a brincar com os outros.E quando essa escola motiva e dá asas a esses aprendizes,o respeita como indivíduo em desenvolvimento e o vê como alguém capaz,estamos vivenciando a felicidade de ser parte da escola.
Mesmo os educadores buscam nela não só trabalho,mas também felicidade.Felicidade de ensinar,de conduzir e mediar as conquistas e se alegrar com a superação de todos.Para nós educadores,mesmo com as mazelas dos baixos salários e pouco reconhecimento profissional,escola é lugar de muita realização,de troca e de superação diária...pros educadores,escola também é felicidade!   
O bom da escola é a sua identidade.A escola,que é escola mesmo tem barulho de alegria,tem espaço pra autonomia,tem muita cor e muito sorriso,tem até cheiro de vida...
Que felicidade é conviver na escola!!!!  


2 comentários:

  1. Olá Aline, escolhi esta postagem por também achar que precisamos encontrar a felicidade na escola. Sua postagem foi realizada tendo como base a fala de um autor estudado, mas acima de tudo você conseguiu nos mostrar o seu ponto de vista, nos evidenciando seus argumentos e nos apresentando sua conclusão com coerência. Sem ser apelativa e mantendo ideias claras e com coesão nos idealizou a importância da felicidade na escola. Adorei sua postagem...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir