domingo, 11 de março de 2018

EIXO VII                  Começando com uma boa reflexão...



             ESCOLAS DEMOCRÁTICAS?

 

 Democracia é o regime onde todos  tem o poder de opinar e participar para o bem comum. Uma escola democrática, é aquela que valoriza a opinião de todos e busca a construção coletiva das aprendizagens, onde a interação entre alunos e professores e o resultado das interações são instrumentos ricos de aprendizagem.
No curta Escolas Democráticas, o título já faz uma crítica a Escola atual e sua forma de funcionamento. A questão do TEMPO que embora milimetricamente organizado no ambiente escolar, é mal aproveitado e desperdiçado com metodologias tradicionais, sufocado ainda pela ROTINA que acaba por robotizar os alunos e professores que vem a escola, ouvem, escrevem, voltam para casa. Percebe-se também no vídeo apresentado, a forte presença de uma pedagogia  diretiva, empirista, onde o professor é o detentor do saber e o aluno precisa receber o conhecimento transmitido por ele. Assim, acontecem as aulas expositivas, onde o aluno é ouvinte e assume uma postura passiva em seu processo de aprendizagem.
A sala de aula deve ser mais laboratório e menos auditório” (Fernando Becker).
Outro ponto importante a ser refletido com este material é a  FORMATAÇÃO  de alunos que se acostumam com este sistema de escola, chegando a não aceitar propostas diferentes de aprendizagens, diferentes posturas do professor frente a classe, não considerando como aula, aquilo que é desconhecido. O ENGESSAMENTO também acontece com os professores, que não conseguem reconhecer as ideias e discussões dos alunos como fonte de conhecimento, reprovando as produções naturais deles.
As aprendizagens neste contexto são como um liquido que se toma antes da prova e depois se esvazia nela, não sendo absorvido, não é adquirida pelo aluno, pois o aluno recebe o conhecimento pronto, sem a oportunidade de REFLEXÃO.
Infelizmente, a escola tem se tornado cada vez mais conteudista, tradicional, buscando transferir conceitos e não produzindo saberes. A imagem da menina que olha para rua para ver uma borboleta, mas é repreendida para estudar a anatomia da borboleta, demonstra que o tão importante vínculo entre a REALIDADE e os CONTEÚDOS não ocorrem.
“Conhecer o humano não é separá-lo do universo, mas situá-lo nele.”(MORIN,2002).
A sensação que o vídeo passa é de aprisionamento, CONTENSÃO, tanto dos alunos, como dos professores, que se tornam robotizados por um sistema que não permite um processo de construção das aprendizagens, de interação e de exposição livre das IDEIAS, intimidando a busca pelo conhecimento.
A reflexão feita a partir da análise deste material, é a necessidade de repensar a prática docente e a função da escola em seu funcionamento e nas construções das interações e aprendizagens que nela ocorrem.
“O desenvolvimento da inteligência é inseparável do mundo da efetividade, isto é, da curiosidade, da paixão, que por sua vez, são a mola da pesquisa científica e filosófica.” (MORIN,2002)







MORIN, Edgar,1921-Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro: Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya, Revisão técnica de Edgar Assis Carvalho-5ª ed. São Paulo;Cortez,Brasília-DF;UNESCO,2002.






2 comentários:

  1. Bárbara a frase do Morin, que tu destacas: "Conhecer o humano não é separá-lo do universo, mas situá-lo nele." (MORIN, 2002). E o que vemos? Colegas professores cobrando silêncio? Impondo atitude aparente de atenção e concentração? Quando vamos perceber qual a melhor estratégia para a escolarização de nossos alunos? Muitas perguntas.
    Abraço, Betynha (tutora PEAD2/UFRGS - SI VII)

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  2. Foi exatamente o que pensei...infelizmente!
    beijo!

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