EIXO VII Começando com uma boa reflexão...
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS?
Democracia é o regime
onde todos tem o poder de opinar e
participar para o bem comum. Uma escola democrática, é aquela que valoriza a
opinião de todos e busca a construção coletiva das aprendizagens, onde a
interação entre alunos e professores e o resultado das interações são
instrumentos ricos de aprendizagem.
No curta Escolas Democráticas, o título já faz
uma crítica a Escola atual e sua forma de funcionamento. A questão do TEMPO que
embora milimetricamente organizado no ambiente escolar, é mal aproveitado e
desperdiçado com metodologias tradicionais, sufocado ainda pela ROTINA que
acaba por robotizar os alunos e professores que vem a escola, ouvem, escrevem,
voltam para casa. Percebe-se também no vídeo apresentado, a forte presença de
uma pedagogia diretiva, empirista, onde
o professor é o detentor do saber e o aluno precisa receber o conhecimento
transmitido por ele. Assim, acontecem as aulas expositivas, onde o aluno é
ouvinte e assume uma postura passiva em seu processo de aprendizagem.
“A sala de aula deve
ser mais laboratório e menos auditório” (Fernando Becker).
Outro ponto importante
a ser refletido com este material é a FORMATAÇÃO
de alunos que se acostumam com este sistema de escola, chegando a não
aceitar propostas diferentes de aprendizagens, diferentes posturas do professor
frente a classe, não considerando como aula, aquilo que é desconhecido. O
ENGESSAMENTO também acontece com os professores, que não conseguem reconhecer
as ideias e discussões dos alunos como fonte de conhecimento, reprovando as
produções naturais deles.
As aprendizagens neste
contexto são como um liquido que se toma antes da prova e depois se esvazia
nela, não sendo absorvido, não é adquirida pelo aluno, pois o aluno recebe o
conhecimento pronto, sem a oportunidade de REFLEXÃO.
Infelizmente, a escola
tem se tornado cada vez mais conteudista, tradicional, buscando transferir
conceitos e não produzindo saberes. A imagem da menina que olha para rua para
ver uma borboleta, mas é repreendida para estudar a anatomia da borboleta,
demonstra que o tão importante vínculo entre a REALIDADE e os CONTEÚDOS não
ocorrem.
“Conhecer o humano não
é separá-lo do universo, mas situá-lo nele.”(MORIN,2002).
A sensação que o vídeo
passa é de aprisionamento, CONTENSÃO, tanto dos alunos, como dos professores,
que se tornam robotizados por um sistema que não permite um processo de
construção das aprendizagens, de interação e de exposição livre das IDEIAS,
intimidando a busca pelo conhecimento.
A reflexão feita a
partir da análise deste material, é a necessidade de repensar a prática docente
e a função da escola em seu funcionamento e nas construções das interações e
aprendizagens que nela ocorrem.
“O desenvolvimento da
inteligência é inseparável do mundo da efetividade, isto é, da curiosidade, da
paixão, que por sua vez, são a mola da pesquisa científica e filosófica.” (MORIN,2002)
MORIN, Edgar,1921-Os
Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro: Tradução de Catarina Eleonora F.
da Silva e Jeanne Sawaya, Revisão técnica de Edgar Assis Carvalho-5ª ed. São
Paulo;Cortez,Brasília-DF;UNESCO,2002.
Bárbara a frase do Morin, que tu destacas: "Conhecer o humano não é separá-lo do universo, mas situá-lo nele." (MORIN, 2002). E o que vemos? Colegas professores cobrando silêncio? Impondo atitude aparente de atenção e concentração? Quando vamos perceber qual a melhor estratégia para a escolarização de nossos alunos? Muitas perguntas.
ResponderExcluirAbraço, Betynha (tutora PEAD2/UFRGS - SI VII)
Foi exatamente o que pensei...infelizmente!
ResponderExcluirbeijo!