Memórias da Tecnologia
Significado de Tecnologia
substantivo femininoCiência que estuda os métodos e a evolução num âmbito industrial: tecnologia da internet.Procedimento ou grupo de métodos que se organiza num domínio específico: tecnologia médica.Teoria ou análise organizada das técnicas, procedimentos, métodos, regras, âmbitos ou campos da ação humana.Etimologia (origem da palavra tecnologia). Do francês technologie; do grego technología.FONTE:https://www.dicio.com.br/tecnologia/
Neste eixo sete do Curso de graduação em Pedagogia PEAD/UFRGS estamos tendo a oportunidade rica de nos aprofundarmos de forma explícita em conhecimentos que já estão implicitamente presentes,de forma muito marcante,desde o início do curso.A interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação iniciou uma provocação muito interessante ao propor que relembrássemos nossas memórias tecnológicas,e assim,refletirmos que tecnologia não é apenas o que estamos vendo de mais moderno em termos de telefonia,aplicativos ou computadores,mas sim,instrumentos e métodos,tanto na Escola como em situações do cotidiano,afim de comunicação ou informação.A busca na memória escolar de cada um já gerou uma cômica nostalgia e após ao trazermos essa conversa ao grupo se percebe que,o processo tecnológico de cada pessoa traduz uma época,uma geração e traz á tona a formação de seus conhecimentos. MINHAS LEMBRANÇAS...-ÁBACO -TV COM FITA CASSETE -PESQUISA EM BIBLIOTECA-CARTILHA -MIMEÓGRAFO -TRABALHO NA CASA DO COLEGA-AVENTAL -LANCHEIRA COM TÉRMICA -PAPÉIS DE CARTA Depois foram chegando....-XEROX -RETROPROJETOR -IMPRESSORA -COMPUTADOR EM CASA-INICIO DA INTERNET -WINDOWS 98 -SEDEX -CELULAR "TIJOLÃO"E agora...-GOOGLE -REDES SOCIAIS -AMBIENTES VIRTUAIS -APLICATIVOS DE CONVERSA-PEN DRIVE MODLLE -POWER POINT -SMARTFONE -DRONES
Neste eixo sete do Curso de graduação em Pedagogia PEAD/UFRGS estamos tendo a oportunidade rica de nos aprofundarmos de forma explícita em conhecimentos que já estão implicitamente presentes,de forma muito marcante,desde o início do curso.A interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação iniciou uma provocação muito interessante ao propor que relembrássemos nossas memórias tecnológicas,e assim,refletirmos que tecnologia não é apenas o que estamos vendo de mais moderno em termos de telefonia,aplicativos ou computadores,mas sim,instrumentos e métodos,tanto na Escola como em situações do cotidiano,afim de comunicação ou informação.A busca na memória escolar de cada um já gerou uma cômica nostalgia e após ao trazermos essa conversa ao grupo se percebe que,o processo tecnológico de cada pessoa traduz uma época,uma geração e traz á tona a formação de seus conhecimentos. MINHAS LEMBRANÇAS...-ÁBACO -TV COM FITA CASSETE -PESQUISA EM BIBLIOTECA-CARTILHA -MIMEÓGRAFO -TRABALHO NA CASA DO COLEGA-AVENTAL -LANCHEIRA COM TÉRMICA -PAPÉIS DE CARTA Depois foram chegando....-XEROX -RETROPROJETOR -IMPRESSORA -COMPUTADOR EM CASA-INICIO DA INTERNET -WINDOWS 98 -SEDEX -CELULAR "TIJOLÃO"E agora...-GOOGLE -REDES SOCIAIS -AMBIENTES VIRTUAIS -APLICATIVOS DE CONVERSA-PEN DRIVE MODLLE -POWER POINT -SMARTFONE -DRONES
Memórias da Tecnologia na Escola:
As memórias sobre os instrumentos tecnológicos no processo de escolarização das componentes deste grupo são muito parecidas e trazem importantes ícones que marcaram gerações.É o caso da cartilha no processo de alfabetização,dos livros didáticos,folhas mimeografadas,ábacos,saídas de pesquisa a biblioteca,que aos poucos foram sendo trocadas pelas folhas xerocadas,os primeiros contatos com o computador,o datashow e agora,mais recentemente a explosão da tecnologia móvel,das redes sociais,dos aplicativos de comunicação e da instantânea pesquisa Google.
A Intencionalidade Pedagógica destes Instrumentos:
Todos estes instrumentos também trouxeram a representação do também avanço na intencionalidade de seu contexto de uso,pois muitos destes,como a cartilha,por exemplo trazem consigo um modelo pedagógico de alfabetização,baseado na repetição por exemplo.As pesquisas feitas na biblioteca,os trabalhos em grupo e os acessórios de exposição utilizados pelo professor(xerox,datashow,ábaco) também revelam este modelo,que aos poucos foi substituído pela autonomia,acesso a informação e trocas de informações proporcionadas pelo avanço da tecnologia,como nos dias de hoje.
Contexto tecnológico atual e Desafios a serem superados:
Atualmente a tecnologia permite o acesso muito mais rápido e muito mais abrangente a informação,a comunicação é feita de forma muito fácil através dos aplicativos e redes sociais e,principalmente,existe uma infinidade de recursos pedagógicos que permitem ao professor um alcance muito maior em termos de aprendizagem.Mas ainda,a tecnologia não é acessível a todos os estudantes,que tem um acesso muito limitado a estes recursos.As escolas nem sempre conseguem ter disponível os instrumentos necessários,utilizando ainda os instrumentos básicos,aqueles utilizados no passado.Outro agravante é a existência do desconhecimento digital dos estudantes,que não sabem utilizar os meios digitais ou utilizam de forma errada,tendo a tecnologia como um meio de entretenimento e não como forma de busca de conhecimento.
Que triiiiiii! Minhas lembranças estão parecidas com as tuas. Ri muito me lembrando do mimeógrafo. Na minha escola tinha competição pelo equipamento. kkkkk Hoje temos tecnologias que facilitam a vida. O problema na minha visão é que continuamos propondo as mesmas estratégias. Mudam os recursos mas os usos continuam os mesmos. Que chato que eu acho que é apenas ler na tela do computador como se liam livros. Na tela do computador podemos ter hiperlinks e navegar. Mas há programas que querem por exemplo filtrar o que alunos fazem na frente do computador e limitar que todos usem as mesmas telas. hahahahaha Acredite! Horrivel! kkkkk Segue escrevendo que estou por aqui te acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS - SI - VII Eixo)
ResponderExcluir