domingo, 30 de junho de 2019


O SIMBOLISMO DO BRINCAR:ESTÁDIO PRÉ -OPERATÓRIO



                 TRECHO RETIRADO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Na idade dos dois ao sete anos a criança encontra-se em um período marcado pela expressão e representação de tudo o que vive ou o que deseja viver através de suas brincadeiras,isto é,ela imita ou simboliza seus pensamentos e os manifesta através do brincar,é o que Piaget (1969) denomina de jogo simbólico.
A função desse tipo de atividade lúdica, segundo Piaget, (1969, p. 29) consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos: "a criança que brinca de boneca refaz sua própria vida, corrigindo-a a sua maneira, e revive todos os prazeres e conflitos, resolvendo-os, ou seja, completando a realidade através da ficção".
Na primeira infância de dois a sete anos tem o aparecimento da linguagem, em que as crianças entraram em contato com a socialização, pensamento e intuição. É na brincadeira do jogo simbólico despertaram a comunicação com outras crianças e adultos. Para Piaget (2003, p. 28-29):
“É fácil dar-se conta de que estes jogos simbólicos constituem uma atividade real do pensamento, embora essencialmente egocêntrica, ou melhor, duplamente egocêntrica. Sua função consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos: a criança que brinca de boneca refaz sua própria vida, corrigindo-a à sua maneira, e revive todos os prazeres ou conflitos, resolvendo-os, compensando-os, ou seja, completando a realidade através da ficção.”
Segundo Cunha (2007) no jogo simbólico as crianças constroem uma relação entre a fantasia e a realidade. Na fantasia elas desfrutam da imaginação para fazerem representações de papéis, fantasiar, imitar, e em relação à realidade são capazes de acordo com situações de dificuldades que vivem despertarem em suas brincadeiras, por exemplo, uma criança que no seu ambiente familiar vê seu pai batendo na sua mãe, ela vai interiorizar esses conflitos em seus gestos, pois do mesmo jeito que as crianças sabem imitar fantasiando, elas reproduzem o que veem em sua realidade.

“A brincadeira simbólica leva à construção pela criança de um mundo ilusório, de situações imaginárias onde objetos são usados como substitutos de outros, conforme a criança os emprega com gestos e falas adequadas. Nessa situação a criança reexamina as regras embutidas nos atos sociais, as regulações culturais que fazem que a mãe seja quem fica em casa enquanto o pai sai para o trabalho em certos grupos sociais, por exemplo. Isso ocorre conforme a criança experimenta vários papéis no brincar e pode verificar as consequências por agir de um ou de outro modo. Com isso internaliza regras de conduta, desenvolvendo o sistema de valores que irá orientar seu comportamento.”(OLIVEIRA,2002,p.55)

       TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS COM AS FAMÍLIAS DO MATERNAL II
Ao iniciar a  pesquisa com o grupo do Maternal II foi considerado importante realizar uma entrevista junto às famílias das crianças com o objetivo de compreender como se dava as relações de ludicidade no ambiente familiar,ou seja,como,onde e de que estes sujeitos brincavam fora da Escola,a fim de analisar os efeitos destas relações nas brincadeiras escolares.

ALUNO (3 ANOS)
BRINCADEIRA FAVORITA EM CASA
PASSEIOS COM A FAMÍLIA
ME
bonecas/tablet
Casa dos avós
MC
Celular/bonecas
Pracinha,casa dos avós
LC
dvd/panelinhas
Pracinha/Redenção
LR
Amoeba/tablet
Casa dos avós
MB
Polly/Baby Live
Pracinha do prédio
L
Carrinho/celular
Gasômetro/Megazone
PL
Tablet/Legos
Praia/Casa da vó
MN
Hot Wells/Celular
Casa da vó/shopping
LR
Bola/carrinhos
Pracinha condomínio
G
Bonecos heróis/desenhos  tv
Club/pracinha



                    REGISTRO DE FALAS ESPONTÂNEAS DAS CRIANÇAS
Dentro do diário de bordo,o registro da professora estagiária,algumas falas espontâneas das crianças foram registradas,por serem relevantes dentro da temática da ludicidade,ou seja,falas que permitem a reflexão do professor sobre as necessidades,interações e desenvolvimento infantil no cenário dos jogos e brincadeiras em sala de aula:

          CONTEXTO/SITUAÇÃO
           FALA ESPONTÂNEA
Para organizar a turma para a rodinha,a professora solicita ao grupo que guardem os brinquedos.Um aluno se nega e a professora pede que ele ajude os amigos.
“Eu não sabe guardar o brinquedo prof!”
                            PL,3 anos
Após perceber que as alunas despem as bonecas e depois não colocam a roupinha,a professora pede que brinquem sem tirar a roupa das bonecas.
“E como as nenês vão tomar banho?”
                        ME,3 anos
No momento do brinquedo de casa,a professora conversa com o grupo para que compartilhem o brinquedo com o colega,a aluna abraça o brinquedo e faz cara de choro.
“Meu brinquedo é meu porque eu gosto”
                         MC,3 anos
Em uma atividade de modelagem, cantamos e falamos sobre os animais. A professora sugere que as crianças façam com a massinha seus animais prediletos.
“A massinha é pequena e eu quero fazer bolinha grande”
                          LC,3  anos
Na atividade painel coletivo,onde as crianças pintavam com as mãos,todos estavam empolgados,um dos alunos se expressa.
“Mais tinta prof...quero toda a tinta do teu pote”
                          L,3 anos
A aluna mordeu uma colega.A professora diz que ela ficará sentadinha sem brincar,enquanto pensa no que fez.Esta olha para os brinquedos e diz...
“Calma bonecas...não dá bola pra prof!”
                          ME,3 anos
                         
O aluno estava brincando de carrinho,de forma agressiva,por vezes acertava os carrinhos nos colegas...
“Pá!pá!Eu gosto de carro que bate assim...pá!
                     MN,3 anos


Um comentário:

  1. Oi Aline!
    Te sugiro editar essa postagem, pois a configuração dela não está adequada, não é possível entender o seu conteúdo!
    Abraços
    Tutora Paty

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