domingo, 3 de dezembro de 2017

     Estádios do Desenvolvimento Cognitivo-JEAN PIAGET

"A Epistemologia genética de Jean Piaget tem como interesse estudar a gênese das estruturas cognitivas,explicando pela construção-daí construtivismo-mediante interação radical entre o sujeito e o objeto" (MARQUES,2005,p.50)


Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo tem seu início no nascimento e termina na vida adulta,superando a maturação puramente orgânica,acontece através das interações do sujeito com o meio ao qual está inserido e com a interação com o próprio objeto de aprendizagem,assim pode acontecer de forma diferente em cada indivíduo.O desenvolvimento é uma equilibração progressiva,passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de maior equilíbrio.Segundo os estudos de Jean Piaget,a criança em desenvolvimento passa por estádios,isto é,fases parecidas em seu processo de aprendizagem.A partir de suas interações,maturação e relações com o meio ela passa a desenvolver suas estruturas de aprendizagem,e a cada nova percepção desequilibra seus conceitos formando novos conceitos e estruturas,se desenvolvendo.
"Um estádio significa um corte,um patamar,uma fase,um período,uma etapa nitidamente distinta e irreversível que constitui uma organização estrutural equilibrada no processo de desenvolvimento"(PIAGET,1971).
A ordem ou sucessão das aquisições são constantes,não cronológicas ou ordinárias.Dependem da experiência anterior e não somente da maturação e depende do meio social,o que pode acelerar ou retardar o aparecimento de um estádio.Estas fases tem um caráter integrativo,ou seja,estruturas construídas numa dada idade se tornam parte integrante das estruturas da idade seguinte.

Esquemas

São estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e que tornam- se cada vez mais refinadas a medida que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.São responsáveis pelas estruturas cognitivas que processam as mudanças responsáveis pela assimilação e acomodação.

Estrutura

Estrutura é uma organização interna, não apenas cognitiva e psicológica, mas também e fundamentalmente biológica, neuronal ou cerebral, com a qual a criança organiza todas as suas ações ou interpreta tudo o que faz atribuindo coerência à diversidade dos seus fazeres.
A vantagem de se usar o conceito de estrutura, segundo Piaget, está no fato de se poder agrupar nesse conceito todas as ações da criança, no sentido tanto das classes quanto das relações.
Uma estrutura cognitiva não existe desde o nascimento. Ela é resultante de longos processos de construção. A explicação pelo insight, da Gestalt, não é, pois suficiente visto que não considera esses longos e minuciosos processos, no final dos quais se formam as estruturas que, ainda, passarão por um longo processo de generalização que progressivamente as consolida. A Gestalt tem o mérito de reconhecer as características de totalidade e de raízes biológicas (Piaget, 1936, p.352, §3) das estruturas intelectuais, mas não seu longo processo de formação produzido pela ação do sujeito.

Decalagens

Decalagem é o fenômeno de resistência a generalização de uma estrutura do conjunto ou dos estádios.Consiste na "repetição" ou "reprodução" do mesmo processo formador em diferentes idades.(PIAGET,1972/1975,p.365).Exemplo:Uma criança que tem a noção de conservação de substância ou matéria,ainda não a tem quando se refere a peso,o que ocorrerá mais tarde,e ainda mais tarde adquirará a noção de conservação de volume.
Decalagens Horizontais:Repetição ou reprodução do mesmo processo formador em diferentes idades,como por exemplo a noção de conservação da substância,peso e volume.
Decalagens Verticais:Reconstrução de uma estrutura por meio de outras operações.Como por exemplo um bebê que se desloca em seu espaço cotidiano,mas é incapaz de representar o mesmo espaço quando afastado dele(pensamento perceptivo) e depois,mais tarde,consegue fazer isso(plano representativo).(Montangero e Maurice-Naville, 1998,p.174)


Bibliografia:
BECKER,F. e MARQUES,T.Estádios do Desenvolvimento.In.BECKER,F.Educação e Construção do Conhecimento,2ª ed.Porto Alegre:Artmed,2012
PIAGET,Jean:Seis Estudos de Psicologia.São Paulo.Forense Universitária,LTDA.17ª ed.,1990.
PIAGET.Jean.A Epistemologia Genética.Trad.Nathanael C.Caixeira.Petrópolis:Vozes,1971.



Nenhum comentário:

Postar um comentário