quinta-feira, 16 de julho de 2015

PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA 


O livro Pedagogia da Autonomia:Saberes necessários à Prática Docente, não é uma simples obra literária destinada  a educadores,é sim,na minha opinião um manual de orientação a quem quer se dedicar de forma integral e verdadeira a educação.O foco principal deste trabalho de Freire é a construção da aprendizagem pelo educando.
Paulo Freire traz reflexões muitíssimos pertinentes ao cotidiano escolar,mostrando que as relações entre alunos e professores,as ações e atitudes docentes são imprescindíveis para a construção das aprendizagens significativas dos estudantes.
Posso dizer,sem receio,que tenho uma profunda admiração por diversos pensadores da educação,mas quando se trata de Paulo Freire,me identifico,me vejo ,me repenso e sem dúvida,me emociono. 



NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA

ENSINAR EXIGE:

pesquisa
testemunho
novidade
metodologia
estética e ética
respeito
reconhecimento cultural
criticidade
   
ENSINAR NÃO É TRANSMITIR CONHECIMENTOS 

ENSINAR EXIGE:

consciência de inacabamento
reconhecimento
respeito à autonomia
bom senso
humildade,tolerância e luta
apreenção da realidade
alegria e esperança
convicção
curiosidade

ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA

ENSINAR EXIGE:

segurança,competência e generosidade
comprometimento
compreenção
liberdade e autoridade
tomada consciente de decisões
saber escutar
reconhecer a ideologia na educação
diálogo
querer bem aos educandos 


  Com certeza,educar exige.Exige primeiramente,um grande amor pela educação e a certeza  que ela pode mudar e transformar pessoas e sociedades.Saber que ser professor é muito mais do que um trabalho,é uma missão,permeada de muita responsabilidade social e afetiva.Vivenciar a escola e apropriar-se dela,compreender os educandos e investir nele,valorizar cada aprendizagem e refletir cada ação docente...plantar pequenas sementinhas e gerar grandes frutos...Obrigada Paulo Freire!! 





  










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