O Pós-Modernismo e a Infância do Consumo
A Modernidade,período da história da sociedade onde tudo tinha uma razão concreta de ser,onde caminhava-se para a transformação do mundo e se tinha esperança de futuro,de melhora ,de evolução.Tudo muito concreto,sólido,com prioridades definidas e futuro pré determinado.Segundo os pensadores,essa modernidade evoluiu e se modificou,surgiram novos pensamentos e perspectivas sociais,nascendo o que se denomina hoje de Pré-Modernismo.
Zigmunt Bauman ,coloca este pós-modernismo,como Modernidade Líquida,período em que tudo deixa de ser concreto,para se tornar variável.É o tempo da incerteza no futuro,da liberdade em todos os aspectos,do individualismo e das relações interpessoais leves e desligadas.
Enquanto a Modernidade se caracteriza pela produção,a Pós-Modernidade pelo consumo.
Antes,se o pai fosse médico,se estudaria medicina.Se o rapaz beijasse a moça,estaria a namorando.
Hoje,escolhe-se a profissão,e fica-se com vários cônjuges,sem ter compromisso.
Antes,caminhava-se para o futuro,hoje se vive o agora,apressadamente.Os tempos mudaram.
E trazendo este contexto para a infância...
A mudança também é bem percebida.Antigamente,as crianças eram cuidadas pelos adultos,que tinham plenos poderes de escolha sobre seus hábitos e preferências.Se brincava muito,e se inventava as brincadeiras,tanto que inventar era melhor do que brincar.As crianças se juntavam nas praças,os brinquedos eram poucos,mas eram verdadeiros tesouros,assim como os amigos,que não eram tantos,mas fiéis.O que vemos hoje,são crianças a mil,ligadas em tecnologia,preferem os eletrônicos ás pracinhas,os amigos são muitos,mas distantes,os brinquedos aos montes,conforme a vontade,e o pior:os pais não tem tanto direito de escolha assim.
A pesquisadora Mariângela Momo,destaca em seus estudos,o poder da mídia e do consumo na infância pós-moderna.
O consumismo hoje é extremamente exagerado.A roupa,o calçado,o material escolar,o brinquedo e até o jeito é "montado" pela moda do momento.A mídia formula os parâmetros em que os pequenos devem seguir,e a minoria que não se rende,coitados,são excluídos.
A liquidez das relações pós-modernas é unânime,mais valor a quem tem,menos valor a quem é.Assim como consomem tão rapidamente,também tendem a se relacionar,de modo efêmero e descartável.
Educar uma infância pós-moderna é resgatar valores,valorizar a verdadeira amizade e as relações pessoais reais.Mostrar que se deve acreditar no futuro e nas pessoas e que não se pode ser feliz sozinho.Para professores oriundos de uma educação moderna,compreender essa juventude livre e individualista ainda é um desafio,mas não uma impossibilidade.
Gostei muito de ler este artigo de David Coimbra para o jornal Zero Hora,mostrando que dentro desta sociedade de consumo,ainda existe a valorização das riquezas verdadeiras.Confira! |
Parabéns Aline!! Está maravilhoso teu portfólio!! Beijinhos
ResponderExcluirParabéns Aline!! Está maravilhoso teu portfólio!! Beijinhos
ResponderExcluir