Pensando em Brincar...
Quando se fala em brincadeira, logo me lembro das folias da minha infância.Minhas brincadeiras infantis,foram muito proveitosas e eram aquelas que me faziam "cair dura na cama"!Eu gostava de brincar no pátio,de comidinha,de pegar,de esconder,de bola e de correr.Outras vezes,construía os lugares da fantasia:um consultório pra brincar de médica,uma sala pra brincar de professora,as casinhas das bonecas e tudo com diversas coisas que encontrava a minha volta.
As lembranças são as melhores possíveis!
Hoje me pego estimulando meus filhos a se aventurarem nas brincadeiras.
Que as brincadeiras mudaram ao longo do tempo é uma verdade.Isso porque,as crianças mudaram,o consumo e a tecnologia invadiram o mundo do brincar infantil.Antes,tínhamos o brinquedo favorito e usávamos a imaginação para brincar.Hoje,se tem o brinquedo da moda,ou melhor,o brinquedo do momento que amanhã perderá a graça.O pior é que os brinquedos fazem de tudo,até brincam pelas crianças,e o mais relevante,antes nos envolvíamos em brincadeiras,agora focamos no brinquedo.Essa efemeridade lúdica é o resultado da alta padronização da mídia,do aumento assustador do uso da tecnologia,do enclausuramento da criança nas comunidades de violência,da falta de tempo dos pais.Enfim,nossas crianças não estão brincando na integralidade da palavra.
Quando a criança brinca,ela se descobre e se constrói em seu espaço social.A brincadeira é a sua forme de relação e interpretação do mundo a sua volta.Brincar traz interação,reflexão e produção de conhecimentos.
Jean Piaget nos coloca as questões do desenvolvimento infantil baseado no exercício da ludicidade. Ele nomeia as representações que a criança faz brincando,de jogo simbólico e coloca sua importância para a aprendizagem e interação da criança.
A escola tem que ser o local das integrações,da musicalidade,oralidade e saberes,e tudo isso,se resolve brincando...Acredito que a escola deve estimular e resgatar as brincadeiras ao ar livre,de construção,de faz-de-conta.Os conhecimentos também devem ser apesentados de formas mais atrativas e lúdicas.A imaginação,o movimento e a fantasia devem estar presentes...sempre.Vamos reinventar o brincar nas nossas escolas,vamos ensinar nossas crianças a brincar!!!
"AS CRIANÇAS NÃO BRINCAM DE BRINCAR.
BRINCAM DE VERDADE."
Mário Quintana
Aqui, nesta imagem,meus filhos Débora e Samuel, brincando de navio em alto mar...na verdade, a grama estava grande e os cabos de vassouras e bacia completaram a brincadeira... |