Existe a fórmula certa pra educar?
Experiências
Escolares Alternativas
Após a pesquisa sobre diferentes experiências
escolares,ou seja,modelos pedagógicos muito diferentes dos vivenciados nas
escolas em que atuamos normalmente,passamos a refletir sobre os objetivos da
escola atual,por que e para que estamos educando,em que moldes estamos
colocando os alunos de hoje.
Observando a trajetória histórica da escola,
percebe-se quantas barreiras e quantos ajustes sociais sofreu até conquistar
sua posição de importância dentro da sociedade,formatar seus objetivos reais de
ensino e ser escola,autônoma.Um lugar de enclausuramento para meninos
pobres,depois o lugar do civismo e do castigo físico e assim por diante até os
nossos dias atuais.
Hoje,vendo diferentes formas de ser
escola,diferentes objetivos e intencionalidades,estamos vendo a continuação da
trajetória da escola e o seu papel na sociedade.
Na Escola da Ponte de Portugal,assim como no Projeto
Âncora,o modelo que chamamos de “tradicional” é quebrado dando lugar a total
autonomia do educando,com um novo ambiente,sem classificação por gênero ou
idade,o que nos parece a primeira vista assustador e ao mesmo apaixonante,não
se trata somente de processo de identidade de escola,mas demonstra o desejo de
buscar o aprimoramento da formação que se almeja a cada criança.
Assim como as experiências de Barbiana que uniu
os gêneros,buscando uma educação
igualitária.
As escolas do MST e as escolas quilombolas,que vão
além da intenção pedagógica,passando pela luta social de direitos e
reconhecimento e vencendo inúmeras dificuldades,são frutos de uma trajetória
histórica relevante e tamanha superação,fazendo da educação a esperança da vida
melhor e da valorização cultural.
Hoje,a escola que nomeamos de tradicional,também
está vivenciando seu processo de identidade e transformação por meio destas e
outras experiências escolares.Acredito,que a escola é lugar de transformação
social e que cada vez mais devemos buscar formar seres humanos
críticos,autônomos e atuantes na sociedade,independente da modelagem pedagógica
adotada,mas embasada de intencionalidades reais de ensino.E que estes exemplos
de escolas transformadoras e educadores com coragem de quebrar paradigmas e
fazer diferente se multipliquem,trazendo assim melhor qualidade a educação e
seu poder de transformação social.
Um pouquinho sobre A Escola da Ponte...
Comentário: O conteúdo aqui apresentado está bem claro dentro do que foi proposto em uma das atividades das interdisciplinas. O texto traz outras experiências escolares que deram certo, um novo jeito de pensar e agir na educação. Primeiro apresentou um panorama de como a escola se formou e de uma observação de como pouco avançou em alguns aspectos. Porém, depois trouxe um exemplo de modelos de escola que deram certo e que mesmo diante de tantas adversidades da escola pública atual ainda é possível fazer a diferença na vida de nossos alunos.
ResponderExcluir