segunda-feira, 19 de setembro de 2016

             REPENSANDO A AUTORIA NA ESCRITA 

  Cada vez mais,nos processos de aprendizagem que estamos vivenciando em nossa formação acadêmica,a escrita está presente.E agora,na Universidade,diferente de outros espaços educacionais,esta vem com um diferencial:a exigência em que devemos desenvolvê-la e apresentá-la.Ao mesmo tempo,em que a escrita é um desafio,também é um fator de extrema importância para a construção dos saberes  e para o aprimoramento da linguagem escrita.
 Tanto o portfólio de aprendizagem,como as atividades realizadas durante o curso e,principalmente a construção das sínteses reflexivas dos eixos,exigem que nos posicionemos de forma clara,objetiva,com uso de evidências e argumentos palpáveis,onde a autoria esteja presente,apoiada em referenciais teóricos concretos,sempre priorizando as regras usuais da língua portuguesa e as  normas acadêmicas de escrita.
Parece simples,mas pelo menos para mim,ainda soa como um desafio a ser vencido e também um fator motivador a cada escrita.O próprio fato de que se escreve para se comunicar opiniões e ideias próprias,já trazem certo desconforto,e exige coragem.
Mas,como todas as aprendizagens humanas,acredito eu,a escrita é aprendida na ação,então é escrevendo que nos atrevemos a escrever,e não só a grafar corretamente,mas a expor e a lidar com a expressão.


"Tenho medo de escrever.É tão perigoso.Quem tentou,sabe...Escrever é uma pedra lançada no poço fundo"
                                                          Clarice Lispector  
   


COMPARANDO...

CITAÇÃO:o fracasso escolar,vivido por muitas crianças,pode ser pensado então como a emergência,a visibilidade de uma articulação entre um sintoma social e um sujeito.
texto de Maria Cristina Kupfer,no livro Educação para o Futuro:psicanálise e educação,ano de publicação:2000,página da citação:130.



"O fracasso escolar,vivido por muitas crianças,pode ser pensado então,como a emergência,a visibilidade de uma articulação entre um sintoma social e um sujeito"

KUPFER,Maria Cristina.Educação para o Futuro:Psicanálise e Educação.São Paulo.Ed.Escuta,2000.






Sugestão de leitura:A Engenharia do Texto:Um Caminho Ruma á Prática da Boa Redação(Odenildo Sena).



Nenhum comentário:

Postar um comentário