sexta-feira, 23 de setembro de 2016

                      AS  GAIOLAS E AS ASAS 


 
Nós educadores,temos um papel muito importante na formação de nossos alunos,principalmente nas questões de autonomia,identidade e protagonismo do sujeito em sua própria aprendizagem.Nesta semana,me maravilhei ao ler e a ouvir as sábias palavras de Rubem Alves com respeito a educação e a provocação da inteligência em nossas escolas.O que mais me impactou e me motivou a reflexão, foi os aforismos usados pelo autor para definir a escola em suas intencionalidades docentes,por exemplo,comparando-as com gaiolas ou asas.
Quando diz que as "escolas gaiolas" existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo,nos traz a terrível ideia de um sistema de ensino castrador,que tira o protagonismo do aluno na busca de seu conhecimento,o fazendo decorar,repetir,se enquadrar a um sistema geral e ter um pensamento limitado ao sendo comum.Mas relata em seu texto,que ainda há esperança,pois existem as escolas asas,que amam os pássaros em voo,e assim nos motiva a pensar a escola como um lugar de motivação da busca pelo conhecimento,da construção das aprendizagens,onde se coloca o aluno como o centro e o professor como o mediador,o encorajador e o provocador dos processos de aquisição de saberes.
Acredito que cada vez mais,existe a necessidade de repensar a prática docente diária,de rever os objetivos de uma educação de qualidade e de buscar atuar como um forte incentivador para os estudantes.
Quando atuamos hoje,é preciso pensar em que tipo de ser humano estamos formando ou pelo menos,incentivando a formar-se.Até quando exigiremos apenas as respostas certas ou os trabalhos entregues,sem promover que o aluno trilhe com segurança o caminho do desconhecido até a conquista do conhecimento?
É necessário deixar voar,assim como conhecer de perto cada pássaro e prepará-lo para este voo. 
Chega de pássaros engaiolados,que esperam pelo seu dono porque já não sabem mais voar...Que possamos abolir as gaiolas e encorajar os voos livres de nossos pequeninos pássaros!!!



"Há escolas que são gaiolas.Há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.Engaiolados,seu dono pode levá-los para onde quiser.Pássaros engaiolados tem sempre um dono.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.O que elas amam são pássaros em voo.Existem para dar aos pássaros coragem para voar.Ensinar o voo,isso elas não podem fazer,porque o voo já nasce dentro dos pássaros.O voo não pode ser ensinado.Só pode ser encorajado."
RUBEM ALVES 




Conhecendo um pouco mais deste maravilhoso e muito sábio educador... 
VÍDEO:
Rubem Alves: O Professor de Espantos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário