sábado, 1 de outubro de 2016

             Pensando sobre o  Tempo e o Espaço

  

Marcas da vida
Desde a idade dos seis anos
eu tinha a mania de desenhar objetos.
Por volta dos 50  anos havia publicado
uma infinidade de desenhos
Aos 70 compreendi mais ou menos
a verdadeira natureza:
as plantas, as árvores, os pássaros,
os peixes, os insetos.
Em consequência, aos 80 terei feito
ainda mais progresso.
Aos 90 anos terei penetrado no
mistério das coisas;
Aos 100 anos decididamente chegarei
ao grau de maravilhamento e...
Quando eu tiver 110 anos, para mim,
seja um ponto ou linha, tudo será vivo
Katshuhiko  Hokukai
Séc. XVIII            


Ao iniciarmos a interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais,já principiamos,pelo menos eu,uma série de reflexões em relação ao ensino desta temática em sala de aula.Acredito que o poema acima,Marcas da Vida,já nos leva a pensarmos sobre a maneira em que nós lidamos com o tempo e com o espaço em que estamos inseridos.Aqui,o relato de um famoso desenhista chinês,que já em uma fase avançada de sua vida,relata sua trajetória de maneira muito positiva e ainda lança ideias muito otimistas ou até mesmo,utópicas para seu futuro,é um exemplo de alguém que tem essa capacidade de apropriar-se e situar-se em seu tempo e seu espaço.
Daí nos vem a reflexão de que,enquanto educadores,temos que ter a certeza do tempo em que estamos vivendo e em que espaço social,cultural e educacional nos relacionamos.Também é importante valorizarmos o passado,as vivências,as bagagens que nos forma enquanto profissionais,para assim,ser possível mediar as aprendizagens de nossos estudantes com respeito a história,a geografia,as ideias sociais,filosóficas e políticas   e todas as especificidades que entornam esses conhecimentos.
Inicio estes estudos com muita motivação,por compreender a relevância do ensino dos estudos sociais aos estudantes,mas ao mesmo tempo,com muitas inquietações,pois mesmo atuando em sala de aula e protagonizando situações de aprendizagem de estudos sociais,seja sobre fatos históricos,conteúdos geográficos ou as datas comemorativas,sempre me preocupo sobre como os estudantes se situam dentro do tempo e do espaço,o que realmente é necessário que aprendam na disciplina de estudos sociais ou que valores e ideias políticas,sociais e culturais devem ser trabalhadas com os pequenos estudantes que estamos formando.
Enfim,me proponho a repensar minha atuação em sala de aula e aprimorar meus conhecimentos na condução destes estudos tão importantes para a formação de nossos estudantes. 

                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário