domingo, 9 de outubro de 2016

                                      DEMOCRACIA?

Débora,5 anos e Samuel, 7 anos...meus filhos!!!

No final de semana passado,tivemos as Eleições Municipais.E neste dia,além de votar,vivenciei uma  reflexão bem interessante sobre o pensamento infantil com relação a política.O que me remete diretamente a pensar, sobre as discussões realizadas na interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais.
Tudo começou quando resolví levar meus filhos,Débora e Samuel comigo no colégio em que eu iria votar.Eles já haviam assistido algumas vezes a Propaganda Eleitoral Gratuíta,claro,sem intenção,ao brincarem pela sala.Também riam ao ver os comentários meus e de meu esposo sobre o assunto,mas sem se pronuciarem.
Ao sairmos de casa para o pleito,começaram os questionamentos:Mãe,onde vamos?O que é votar?Quem são esses homens nas fotinhos das calçadas?Por que tu é obrigada a ir?O que acontece depois que a gente vota?Por que eu e a mana não podemos apertar o botão da máquina?
Decididamente,eu não estava preocupada em dar essas explicações a eles e na verdade, nem preparada.
Mas,o mais interessante de tudo,é que ,por mais que a gente pense que não,as crianças também apresentam curiosidade em política,aliás,apresentam curiosidade em tudo o que se manifesta de maneira significativa em seu cotidiano.Eleições,musiquinhas e propagandas eleitorais chamam a atenção,mas qual a idade certa para se aprender sobre política e até que ponto as crianças devem compreende-la?
O fato é,que procurei com palavras mais acessíveis,assim como faço com os alunos,explicar como funcionavam as coisas.Até que pronunciei a palavra DEMOCRACIA.Foi o auge do assunto,e pra minha surpresa,eles entenderam muito bem,na maneira deles,e até deram exemplos,como:"Que nem quando agente faz uma votação pra escolher o dvd que vamos assistir na minha escola...a gente levanta a mão e o filme que tiver mais mãos ganha...daí a gente tem que assistir o que a maioria quer..."(Samuel).
É claro,que ao longo da minha caminhada na escola,sempre tive que ensinar estudos sociais,mas a partir do momento em que procuramos refletir sobre o que estamos fazendo e as intencionalidades de nossa atuação,sempre há mudança.Iniciamos a interdisciplina de Estudos Sociais,ainda temos muitas reflexões a fazer,mas o simples fato de sermos provocadas sobre o tema já produz o desejo de saber mais,de repensar o fazer em sala de aula,e principalmente,observar os estudantes,que cada vez mais desejam ser protagonistas de suas aprendizagens e serem atuantes na sociedade em que estão inseridos.Cabe a escola este papel provocador e motivador na formação social de nossos alunos.   


Significado de Democracia

s.f.Governo em que o poder é exercido pelo povo.Sistema governamental e político em que os dirigentes são escolhidos através de eleições populares: o Brasil é uma democracia.Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular; regime em que não existem desigualdades e/ou privilégios de classes.Nação ou país cujos preceitos se baseiam no sistema democrático.FONTE:DICIO,Dicionário On Line.





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