quarta-feira, 19 de outubro de 2016

          Reflexão sobre a Construção do Pensamento Matemático

O primeiro encontro da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática nos provocou a refletir sobre nossa relação com a matemática,os números e o ensino desta matéria,temida por muitos.Ao conversarmos sobre como foi as nossas experiências na aprendizagem dos números e cálculos quando crianças,nossa dia a dia numérico e as nossas atividades docentes na matemática,surgiram muitas vivências alegres,outras traumáticas,inquietações ,mas muita motivação em buscar ferramentas que nos preparem a proporcionar aos nossos alunos um aprendizado real e mais confiante neste universo.
Lembro com tristeza, a grande dificuldade que tive na minha infância, em compreender o sistema numérico e as operações matemáticas.Aos poucos,procurei ir vencendo e superando dificuldades,hoje meu desafio é ensinar matemática,que confesso me causa um pouco de insegurança.
Quando lecionava nas turmas dos anos iniciais,estava sempre inquieta com a defasagem dos alunos na aprendizagem da tabuada e operações matemáticas diversas.Uma estratégia que usei,foi dar mais atenção a construção do pensamento com uso de materiais concretos e jogos.
Hoje,trabalhando com as turmas de educação infantil,procuro sempre,mesmo nas atividades cotidianas,provocá-los a quantificar,a agrupar,formar pares ,trios e promover atividades que desenvolvam a classificação e seriação de elementos,mas tenho muitas dúvidas ainda em relação ao quanto os pequenos são capazes de compreender ou apropriar-se de tais noções. 
No material,muito esclarecedor,apresentado pelos professores da interdisciplina,foram discutidos conceitos importantes de construção do pensamento matemático,como seriação,classificação,pertinência e inclusão de classes:

 Classificar trata de uma atividade que pode ser considerada como pré-numérica e de valor básico para a compreensão do número...Trata-se de um requisito prévio para que as crianças desenvolvam suas habilidades em formar conjuntos utilizando critérios mais abstratos.

Pensando em desenvolver em meus alunos da educação infantil as noções de seriação e classificação,listei aqui,atividades simples do cotidiano,trabalhando os conceitos de forma mais lúdica,informal...
Com Massinha de Modelar:
Classificação:
-Separar por cores,fazer bolinhas e separar as maiores das menores,fazer salsichas e separar as curtas das compridas,separar as cores claras das cores escuras.
Seriação:
-Oferecer bolinhas de massinha em diferentes tamanhos para que os pequenos as organizem do menor ao maior/maior ao menor.(fazer o mesmo com as salsichas de massinha)
-oferecer pedaços de massinha em duas cores diferentes e pedir que ordenem:azul,vermelha,azul,vermelha,azul...por exemplo.
Com os Blocos Lógicos:
Classificação:
-Com as crianças em grupo pedir que agrupem as peças:só as finas,só as grossas,só as azuis,só as pequenas...
Seriação:
-Organizar em sequência:uma fina,uma grossa,uma fina,uma grossa ou uma amarela,uma azul,uma vermelha e repete a mesma sequência.
Também é interessante o trabalho com histórias e músicas infantis que podem ser transformadas em jogos como:Cachinhos Dourados,O Grande Rabanete,A Casa Sonolenta,Avelha a Fiar e etc.
Tenho utilizado em sala dois jogos bem interessantes para trabalhar esses conceitos,Cilada e Cara a Cara.
 



Um comentário:

  1. Aline
    Interessante a proposta apresentada de classificação e seriação.
    Abraços tutora Luciane Machado

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