sábado, 24 de dezembro de 2016

                   Habilidades Matemáticas: Espaço e Formas


        "A CRIANÇA DEVE ENTENDER QUE A ESQUERDA DE UMA PESSOA QUE ESTÁ A SUA FRENTE,OLHANDO PARA ELA,COINCIDE COM A SUA DIREITA"

                                                                                                                        PIROLA,2006



Sabemos que a geometria é o estudo das formas dos objetos e do espaço que está a nossa volta.
Desde muito cedo,ainda bebês,as crianças começam a explorar o ambiente ao seu redor,assim como manipular os objetos a sua volta,construindo suas primeiras noções de espaciais através dops sentidos e dos movimentos.Quando engatinha pelo ambiente,por exemplo,se dá conta dos obstáculos,desviando-se deles,ou pega um brinquedo consegue observar seu formato ao segura-lo.
Estas primeiras experiências da criança,desenvolvem sua orientação espacial,a partir de suas relações com o próprio corpo,que a princípio é é o seu principal ponto de referência.
Sternberg(2000,p.47),diz que a percepção é "um conjunto de processos psicológicos pelos quais as pessoas reconhecem,sintetizam e fornecem significações (no cérebro) às sensações recebidas dos estímulos ambientais (nos orgãos dos sentidos).
O espaço percebido pela criança (espaço perceptivo)possibilitará a ela,mais adiante,a construção de um espaço representativo.
Piaget distingue o espaço perceptivo ou sensório motor ao espaço representativo(ao qual ocorre quando evocamos objetos em sua ausência ou quando se completa seu conhecimento perceptivo por referência a outros objetos não percebidos no momento). 
A percepção geométrica leva a criança a reconhecer,organizar e sintetizar as informações oriundas dos objetos que estão ao seu redor.A orientação espacial auxilia a criança a se movimentar e a localizar objetos,tendo como base pontos de referência.
Na escola,onde devemos estimular aos alunos o desenvolvimento das diversas habilidades matemáticas,as atividades que provocam a criança a explorar o ambiente e as formas,vai muito além dos ensino de conceitos básicos de geometria.A criança precisa perceber o seu corpo como parte do espaço,as noções de perto,longe,embaixo,em cima,fora e dentro,por exemplo,devem ser experimentadas pelas crianças nas brincadeiras,nas interações de seu corpo,com o corpo dos colegas e o espaço ao qual estão explorando.Tocar os objetos,encaixá-los,empilha´-los,tira´-los e recolocá-los no lugar,permite a criança a formação do pensamento geométrico.
"As habilidades matemáticas são qualidades internas de uma pessoa,que permitem a realização satisfatória de uma atividade definida"(Krutetski,1976,p.74-75).

HABILIDADES QUE DEVEM SER TRABALHADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
-LATERALIZAÇÃO
-LATERALIDADE
-PERCEPÇÃO GEOMÉTRICA
-ORIENTAÇÃO ESPACIAL

SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE PROVOCAM A CRIANÇA NESTE PROCESSO:
-ORIGAMI(DOBRADURAS)
-GEOPLANO
-TANGRAN
-OBRA DE ARTE
-ATIVIDADES DE GEOMETRIA
-CONSTRUÇÕES COM SUCATA
-CONSTRUÇÃO DE MAQUETES
-BLOCOS LÓGICOS
-QUEBRAS-CABEÇA E JOGOS DE ENCAIXE


UMA LINDA HISTORINHA PARA VIAJAR COM AS FORMAS....

 


Escrita feita a partir das reflexões da leitura dos textos da interdisciplina:

Espaço e Forma na Educação infantil:http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2462_1802_ID.pdf  acesso em 24/12/2016.
Espaço,forma e Criança:http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/espaco_forma/espaco_forma_texto1.pdf acesso em 24/12/2016.

 

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