quinta-feira, 27 de abril de 2017

                            Uma Citação de Impacto!


Realmente,o texto trabalhado na interdisciplina Seminário Integrador V,da autora Izabel Alarcão sobre O Ser Reflexivo,nos permite ir além da reflexão habitual e nos faz refletir sobre o que realmente estamos refletindo,se as reflexões que fazemos são realmente produtivas a ponto de nos levar a  nos autoavaliar como educadores,avaliar a prática docente ,os objetivos que almejamos e o que nos leva a sermos educadores e continuarmos nesta jornada.
Será que somos reflexivos ao ponto de depois de refletir a prática,colocarmos em ação as mudanças,nos reinventarmos?
Faço esta postagem em especial,pra compartilhar um ponto do texto da autora,que me trouxe significativo impacto.Porque foi algo que sempre pensei e nunca tive coragem de falar para ninguém.
Não sou a melhor professora deste planeta,mas juro que tenho certeza da minha escolha docente,acredito na educação e na transformação que ela traz as pessoas,buscando sempre fazer o melhor.Infelizmente,cá pra nós,percebi ao longo da minha caminhada,colegas educadores que não estão felizes no ambiente da Escola,não conseguem se realizar,e o pior não conseguem visualizar o sucesso futuro,ou seja, a esperança já não existe.Mas nunca tive coragem de indagar a nenhum deles sobre sua convicção profissional.
Para minha surpresa,realizando as leituras acadêmicas,me deparo com a seguinte colocação:


"Professor,descobre o sentido da tua profissão e descobre-te a ti mesmo como professor para ajudares aos teus alunos a descobrirem a língua que aprende e a descobrirem-se a sí próprios como alunos"
"Acho que vais gostar da tua descoberta.Mas,se não gostares,tem a coragem de abandonar a tua profissão antes que ela se torne para ti um fardo demasiado difícil de suportar"

Izabel Alarcão  

Que bom que não é apenas eu que tenho esta ideia.Isso me traz certo conforto e coragem de em forma sempre amigável,aconselhar aqueles queridos colegas educadores a refletirem sua prática,a vivenciarem a felicidade da Escola e a alegria de ver o crescimento pessoal de cada criança,e quem sabe,oferecer caminhos para novas investidas na vida,afinal quem é professor,tem que desejar educar e fazer com muito desejo de fazer.



"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa."
                                                                            Paulo Freire
ALARCÃO,Isabel(org).Formação Reflexiva de Professores:Estratégias de Supervisão.Editora Porto,1996(coleção CIDIne)

quarta-feira, 19 de abril de 2017

               No mesmo lugar,mas com um olhar diferente...

   

No começo deste ano de 2017,passei a ocupar uma posição diferente,nova e cheia de desafios...Após quatorze anos de atuação em sala de aula,recebi um convite especial:atuar na coordenação pedagógica de uma Escola Infantil.
A Escola de Educação Infantil Capela Navegantes é um sonho de Escola!Localizada em um bairro lindo,próximo ao Lago Guaíba,com crianças muito queridas e um corpo docente simpático e alegre que me recebeu com muito carinho.
Mas estar em um lugar muito conhecido,a Escola,em posição muito diferente,a coordenação pedagógica,traz um misto de muitos sentimentos,como insegurança e motivação de fazer o melhor.
Sair do zona de conforto da "minha sala de aula" e dos "meus alunos" e agora ampliar este pertencimento para meu trabalho,em minha Escola,desempenhado pela equipe de professores sob minha orientação é uma responsabilidade relevante.Observar,auxiliar,orientar,buscar soluções em conjunto e coparticipar da rotina escolar exige muita reflexão,quebra de paradigmas e a capacidade de realizar um trabalho múltiplo.Antes,eu não sabia como funcionavam as compras da Escola,ou a organização  do cardápio escolar,ou as relações entre mantenedora e instituições de ensino...o leque se abriu!E como se abriu!
O Curso de Graduação em Pedagogia na UFRGS,minhas vivências,a maternidade e uma infinita série de fatores servem de esteio para o alcance de meus objetivos e sucesso do meu novo trabalho.
Agora,mais do que nunca,as reflexões,o confronto salutar da teoria com as práticas docentes e a motivação por fazer o melhor estão presentes no meu cotidiano,e as aprendizagens novas,velhas e as reformuladas ou reconstruídas me serão todas muito bem vindas!! 




"O pensamento reflexivo é uma capacidade.Como tal,não desabrocha espontaneamente,mas pode desenvolver-se.Para isso,tem de ser cultivado e requer condições favoráveis para o seu desabrochar."

Izabel Alarcão




terça-feira, 18 de abril de 2017

                           É TEMPO DE REFLETIR

                  SER REFLEXIVO É PRATICAR A AUTONOMIA




Refletir sobre a prática docente e ter a missão de formar alunos reflexivos é uma ideia que segue a formação docente deste sempre.Mas importa,que em algum momento possamos refletir sobre o quanto usamos a reflexão como instrumento de aprendizagem ,de avaliação ou simplesmente se a verdadeira reflexão está presente na nossa prática docente,cheia de compromissos,prazos e falta de tempo.
Ás vezes parece que até a reflexão já está no "piloto-automático".
 No texto Ser Professor Reflexivo,Izabel Alarcão nos faz repensar a reflexão docente,em sua função,relevância e tempo.E acredito que um dos pontos importantes deste texto é a referência com a autonomia.Temos que ser reflexivos para não ser "coisa",mas para humanizar e qualificar nosso trabalho,assim como,o aluno que reflete consegue construir seus conhecimentos de forma autônoma.
"Importa também esclarecer o que se entende por autonomia,pois por vezes atribui-se uma dimensão de liberdade esquecendo que a liberdade implica responsabilidade e capacidade de tomar decisões certas no momento certo,isto é, considerar fatores de decisão e suas consequências"
"Autonomia é a capacidade para gerir a própria aprendizagem,o que implica ser capaz de definir objetivos pessoais,organizar e gerir tempos e espaços,auto-avaliar processos,controlar ritmos,conteúdos e tarefas na sua relação com os objetivos a seguir,procurar meios e estratégias relevantes."(Holec,1979)
Ser reflexivo como professor é ir além da teoria e do conteúdo,é vivenciar as aprendizagens e reavaliar-se constantemente.Levar os alunos a refletir sobre suas aprendizagens ,interações e brincadeiras é motivar sua autonomia.
A escrita do portfólio de aprendizagem(blog) é um instrumento de reflexão escrita,que permite reviver e pensar sobre a prática em confronto com os saberes acadêmicos.
O texto lido,veio pra dar uma "cutucada" nesta questão que é tão presente no abstrato de nossas concepções e concretamente nem sempre acontece mesmo. Na correria do cotidiano da Escola esquecemos de parar e refletir.Reflexão,na minha opinião exige parada,para recomeçar depois.
Amei o texto e me provocou a refletir verdadeiramente e repensar a importância de não termos robozinhos,mas alunos que refletem,meio naquela máxima de que não se dá peixe ,mas se ensina a pescar.No caso aqui,se ensina a pensar,refletir.
A reflexão chega a ser perigosa quando não existe,porque viramos "coisas" e fazemos tudo muito engessadamente.Ou quando é demasiada,daí vamos querer mudar o mundo...


Referência:
ALARCÃO,Izabel(Org.).Formação Reflexiva de Professores:Estratégias de Supervisão.Editora Porto,1996 (CIDIne)
  

                    EIXO V:  TEMPO DE RECOMEÇAR


Como se não fosse verdade,chegamos ao quinto eixo do Curso de Graduação em Pedagogia(PEAD)!
Ao olhar para trás,me vejo ainda na alegria do ingresso na Universidade,no medo dos desafios que isto me traria e cheia de entusiasmo.Posso dizer,que bom,que o entusiasmo continua,acompanhado da alegria,agora mais vinculada ao chegar ao fim do que emocionada por estar começando,e o medo?De vez em quando vem,mas se assusta com a maturidade que começa a crescer.
Fazer uma graduação quando já se atua na área,é um confronto diferente,relutante e motivador.
Talvez se eu tivesse entrado na Universidade na idade certa,antes do casamento,dos filhos e dos longos anos de sala de aula(o que é considerado o normal)talvez não seria tão gratificante e tão surpreendente cada nova aprendizagem,o meu cotidiano confrontado com as teorias trazidas pelo curso me trazendo fortes reflexões e reconstruções,tudo em "tempo real".
A grande dificuldade de organização do tempo,as demandas,o cansaço,as dificuldades financeiras que às vezes não permitem instrumentos tecnológicos mais avançados ou um plano de internet de primeira linha,ainda são fatores que se apresentam como obstáculos,mas a motivação de olhar para trás e ver o quanto já avançamos em conhecimento,em superação e perseverança nos lança a seguir em frente...
Sendo assim,graças a Deus que aqui cheguei,que venham os novos desafios e aprendizagens do quinto eixo!
Sucesso a todas nós!!



"Não importa quantos passos você deu para trás, o importante é quantos passos agora você vai dar pra frente."
Provérbio Chinês

Amor pra Recomeçar(Frejah)