quinta-feira, 27 de abril de 2017

                            Uma Citação de Impacto!


Realmente,o texto trabalhado na interdisciplina Seminário Integrador V,da autora Izabel Alarcão sobre O Ser Reflexivo,nos permite ir além da reflexão habitual e nos faz refletir sobre o que realmente estamos refletindo,se as reflexões que fazemos são realmente produtivas a ponto de nos levar a  nos autoavaliar como educadores,avaliar a prática docente ,os objetivos que almejamos e o que nos leva a sermos educadores e continuarmos nesta jornada.
Será que somos reflexivos ao ponto de depois de refletir a prática,colocarmos em ação as mudanças,nos reinventarmos?
Faço esta postagem em especial,pra compartilhar um ponto do texto da autora,que me trouxe significativo impacto.Porque foi algo que sempre pensei e nunca tive coragem de falar para ninguém.
Não sou a melhor professora deste planeta,mas juro que tenho certeza da minha escolha docente,acredito na educação e na transformação que ela traz as pessoas,buscando sempre fazer o melhor.Infelizmente,cá pra nós,percebi ao longo da minha caminhada,colegas educadores que não estão felizes no ambiente da Escola,não conseguem se realizar,e o pior não conseguem visualizar o sucesso futuro,ou seja, a esperança já não existe.Mas nunca tive coragem de indagar a nenhum deles sobre sua convicção profissional.
Para minha surpresa,realizando as leituras acadêmicas,me deparo com a seguinte colocação:


"Professor,descobre o sentido da tua profissão e descobre-te a ti mesmo como professor para ajudares aos teus alunos a descobrirem a língua que aprende e a descobrirem-se a sí próprios como alunos"
"Acho que vais gostar da tua descoberta.Mas,se não gostares,tem a coragem de abandonar a tua profissão antes que ela se torne para ti um fardo demasiado difícil de suportar"

Izabel Alarcão  

Que bom que não é apenas eu que tenho esta ideia.Isso me traz certo conforto e coragem de em forma sempre amigável,aconselhar aqueles queridos colegas educadores a refletirem sua prática,a vivenciarem a felicidade da Escola e a alegria de ver o crescimento pessoal de cada criança,e quem sabe,oferecer caminhos para novas investidas na vida,afinal quem é professor,tem que desejar educar e fazer com muito desejo de fazer.



"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa."
                                                                            Paulo Freire
ALARCÃO,Isabel(org).Formação Reflexiva de Professores:Estratégias de Supervisão.Editora Porto,1996(coleção CIDIne)

Nenhum comentário:

Postar um comentário