terça-feira, 18 de abril de 2017

                           É TEMPO DE REFLETIR

                  SER REFLEXIVO É PRATICAR A AUTONOMIA




Refletir sobre a prática docente e ter a missão de formar alunos reflexivos é uma ideia que segue a formação docente deste sempre.Mas importa,que em algum momento possamos refletir sobre o quanto usamos a reflexão como instrumento de aprendizagem ,de avaliação ou simplesmente se a verdadeira reflexão está presente na nossa prática docente,cheia de compromissos,prazos e falta de tempo.
Ás vezes parece que até a reflexão já está no "piloto-automático".
 No texto Ser Professor Reflexivo,Izabel Alarcão nos faz repensar a reflexão docente,em sua função,relevância e tempo.E acredito que um dos pontos importantes deste texto é a referência com a autonomia.Temos que ser reflexivos para não ser "coisa",mas para humanizar e qualificar nosso trabalho,assim como,o aluno que reflete consegue construir seus conhecimentos de forma autônoma.
"Importa também esclarecer o que se entende por autonomia,pois por vezes atribui-se uma dimensão de liberdade esquecendo que a liberdade implica responsabilidade e capacidade de tomar decisões certas no momento certo,isto é, considerar fatores de decisão e suas consequências"
"Autonomia é a capacidade para gerir a própria aprendizagem,o que implica ser capaz de definir objetivos pessoais,organizar e gerir tempos e espaços,auto-avaliar processos,controlar ritmos,conteúdos e tarefas na sua relação com os objetivos a seguir,procurar meios e estratégias relevantes."(Holec,1979)
Ser reflexivo como professor é ir além da teoria e do conteúdo,é vivenciar as aprendizagens e reavaliar-se constantemente.Levar os alunos a refletir sobre suas aprendizagens ,interações e brincadeiras é motivar sua autonomia.
A escrita do portfólio de aprendizagem(blog) é um instrumento de reflexão escrita,que permite reviver e pensar sobre a prática em confronto com os saberes acadêmicos.
O texto lido,veio pra dar uma "cutucada" nesta questão que é tão presente no abstrato de nossas concepções e concretamente nem sempre acontece mesmo. Na correria do cotidiano da Escola esquecemos de parar e refletir.Reflexão,na minha opinião exige parada,para recomeçar depois.
Amei o texto e me provocou a refletir verdadeiramente e repensar a importância de não termos robozinhos,mas alunos que refletem,meio naquela máxima de que não se dá peixe ,mas se ensina a pescar.No caso aqui,se ensina a pensar,refletir.
A reflexão chega a ser perigosa quando não existe,porque viramos "coisas" e fazemos tudo muito engessadamente.Ou quando é demasiada,daí vamos querer mudar o mundo...


Referência:
ALARCÃO,Izabel(Org.).Formação Reflexiva de Professores:Estratégias de Supervisão.Editora Porto,1996 (CIDIne)
  

Um comentário:

  1. Olá Aline! Você tem duas postagens com o mesmo marcador de recuperação! Utilize uma dessas postagens para recuperar a Terceira semana, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir