sábado, 16 de maio de 2015

                                   ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE

    Refletindo sobre o lugar da Escola na comunidade e os elementos culturais que fazem a Escola...







    Na primeira semana de atividades dentro da interdisciplina Escola,Cultura e Sociedade,assistimos aos filmes Macunaíma e Machuca e fizemos a  leitura dos textos:Sociedade,Cotidiano Escolar e Cultura(s):Uma Aproximação e A Relação Educação e Sociedade.
Confesso,que tive bastante dificuldade em realizar  as leituras e os filmes em um tempo satisfatório.Demorei para concluir estas tarefas e me familiarizar com o ambiente do modlle,mas mesmo assim, foram de grande valia para minha aprendizagem,pois me trouxe uma reflexão muito significativa a respeito das diferenças sociais dentro da escola e o quanto influenciam no fazer da escola,o quanto os elementos culturais de "fora da escola" estão presentes no cotidiano escolar.
    Participar do fórum de discussão trouxe ainda mais evidências sobra a presença marcante da diversidade na escola.
    A diversidade no ambiente escolar é algo que acontece naturalmente em um país rico em diferenças e,infelizmente,de desigualdades sociais.E isso vem sendo abordado pela sociedade atual e de outras épocas,como nos mostra os filmes assistidos.A escola tem o papel de conduzir da melhor forma estas relações de diversidade,trabalhar as diferentes culturas,valorizando cada diferença e abominando preconceitos.Os textos lidos trazem a feliz ideia de não aceitar desigualdades e valorizar diferenças.
   "...direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza e direito a ser diferente quando a igualdade os descaracteriza..."
    Todos tem direito a escola,assim como,direito a ser e a aceitar as diferenças,valorizando as culturas e não aceitando o preconceitos.   

2 comentários:

  1. Aline
    Com certeza, trabalharmos o diferente, as diferenças e desenvolvermos o multiculturalismo abordado pela autora Vera Candau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelas palavras de motivação querida tutora Luciane!
      Abraço!

      Excluir