CORPOREIDADE
Uma das boas aprendizagens que tive no curso de graduação PEAD/UFRGS foi a respeito da corporeidade humana.Já trabalhando com crianças há muito tempo,de diferentes faixas etárias,em diferentes escolas,e ainda,sendo mãe,nunca tinha pensado sobre o funcionamento do corpo e da mente em conjunto,pois tinha esta ideia de separação,de funcionamentos distintos.
A ideia de que um homem é composto por um corpo e uma mente,veio de um senso comum,oriundos de pensadores importantes,como Descartes,por exemplo.Para eles o homem possui uma mente que comanda um corpo.
Após estudos e reflexões sobre este tema,sabe-se que o homem é formado por um conjunto funcional complexo,a corporeidade, isto é, seu corpo e sua mente juntos expressam sentimentos, sentidos e emoções.
O cérebro humano é um orgão de magnitude incrível,a linguagem,nos permite uma grande vantagem em relação aos outros animais,que é a possibilidade da comunicação,os sentidos,responsáveis pela interação com o mundo, e as emoções e os sentimentos fazem de nós seres humanos completos.Assim a mente não possue o corpo,mas manifesta-se através de um corpo.
" É no e através do corpo que se age no mundo e vice-versa,estou imediatamente ativo no meu corpo"
(Dantas)
"A humanidade do homen se confunde com sua corporeidade"
(Santin,1987)
Deixo um vídeo,do meu filho mais velho,Samuel,com um ano,começando a caminhar,a se erguer,balbuciando seus primeiros sons.Aqui desenvolvendo a sua corporeidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário