domingo, 19 de julho de 2015

                     SEMINÁRIO INTEGRADOR 

Sem dúvida,o Seminário Integrador exerce um papel fundamental no processo de aprendizagem do curso de graduação em Pedagogia da UFRGS.
Os professores e tutores do SI são o eixo que nos liga às interdisciplinas,nos auxiliam no uso das ferramentas de estudo e nos acompanham na realização e reflexões de aprendizagens.Caracterizo este,como o suporte de estudos deste curso.
O primeiro semestre marcado pela expectativa,desafios e superações não teria o mesmo significativo resultado sem a dedicação e envolvimento eficaz do Seminário Integrador.
O momento de culminância,e o  mais especial e rico deste semestre foi o Workshop de Avaliação,que na verdade,diferente da nomenclatura atribuída,não só avalia,mas é um momento de expressão,apreciação e por que não,comemoração das aprendizagens,superação e conquistas pessoais e profissionais de um semestre de estudos.
       Parabéns ao grupo de alunas do PEAD/UFRGS!!!

       Obrigada professores e tutoria pelo carinho e dedicação abundantes ao longo deste semestre!!



   


Alunas banca 1 de apresentação WorkShop de avaliação PEAD/UFRGS
Eixo I    


UM SEMESTRE PARA SAIR DO "PILOTO AUTOMÁTICO"!!   


O PEAD/UFRGS é um curso de graduação voltado a professores em atuação,e isso torna-o ainda mais rico,mais cheio de vivências,trocas contínuas e aprendizagens ainda mais sólidas pois se vinculam totalmente à prática cotidiana dos educadores e seu dia-a-dia nas escolas.
Assim,tendo a prática,o encontro com as novas aprendizagens,referencias teóricas e reflexões de nossas ações docentes agora com um olhar acadêmico,nos permite repensar as atitudes e pensamentos acerca da educação que queremos exercer como professores,por isso é um sair do "piloto automático" e de repensar,reavaliar e muitas vezes,modificar as ações em sala de aula.
Este semestre que enfocou a aluno e sua corporeidade,sua cultura e autonomia,e a escola como importante instituição social,composta por currículos e projetos políticos pedagógicos e o professor como o mediador e oportunizador das aprendizagens,trouxe um gostoso despertar docente e um sentimento motivador às novas aprendizagens.Muito bom aprender,reaprender e ensinar a aprender!    








quinta-feira, 16 de julho de 2015

PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA 


O livro Pedagogia da Autonomia:Saberes necessários à Prática Docente, não é uma simples obra literária destinada  a educadores,é sim,na minha opinião um manual de orientação a quem quer se dedicar de forma integral e verdadeira a educação.O foco principal deste trabalho de Freire é a construção da aprendizagem pelo educando.
Paulo Freire traz reflexões muitíssimos pertinentes ao cotidiano escolar,mostrando que as relações entre alunos e professores,as ações e atitudes docentes são imprescindíveis para a construção das aprendizagens significativas dos estudantes.
Posso dizer,sem receio,que tenho uma profunda admiração por diversos pensadores da educação,mas quando se trata de Paulo Freire,me identifico,me vejo ,me repenso e sem dúvida,me emociono. 



NÃO HÁ DOCÊNCIA SEM DISCÊNCIA

ENSINAR EXIGE:

pesquisa
testemunho
novidade
metodologia
estética e ética
respeito
reconhecimento cultural
criticidade
   
ENSINAR NÃO É TRANSMITIR CONHECIMENTOS 

ENSINAR EXIGE:

consciência de inacabamento
reconhecimento
respeito à autonomia
bom senso
humildade,tolerância e luta
apreenção da realidade
alegria e esperança
convicção
curiosidade

ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA

ENSINAR EXIGE:

segurança,competência e generosidade
comprometimento
compreenção
liberdade e autoridade
tomada consciente de decisões
saber escutar
reconhecer a ideologia na educação
diálogo
querer bem aos educandos 


  Com certeza,educar exige.Exige primeiramente,um grande amor pela educação e a certeza  que ela pode mudar e transformar pessoas e sociedades.Saber que ser professor é muito mais do que um trabalho,é uma missão,permeada de muita responsabilidade social e afetiva.Vivenciar a escola e apropriar-se dela,compreender os educandos e investir nele,valorizar cada aprendizagem e refletir cada ação docente...plantar pequenas sementinhas e gerar grandes frutos...Obrigada Paulo Freire!!