PENSANDO APRENDIZAGEM
Aprendizagem, penso eu, é o processo contínuo de aquisição de conhecimentos, desenvolvido pelos indivíduos, a partir das interações com o meio em que vivem, objetos de estudos e situações de aprendizagem aos quais são submetidos ao longo de sua vida.
Aprender é organizar e assimilar conceitos e habilidades que modificam a maneira de ver e interagir com o mundo que o rodeia.
A aprendizagem ocorre a partir de situações significativas, que colocam o aprendiz em atuação e experimentação com o ambiente, conceito e objetos de sua aprendizagem. Vivenciar o mundo é apropriar-se dele e a cada nova descoberta,o conhecimento se reformula e se modifica,tornando a aprendizagem real.
O desenvolvimento de cada indivíduo se dá de acordo com os seus processos de aprendizagem. Conforme se aprende, o desenvolvimento acontece. Como exemplo, aponto um bebê, que salvo, seu desenvolvimento físico, precisará aprender uma série de habilidades para se desenvolver, isto é, construir sua autonomia para apropriar-se do meio ao qual está inserido, falar para se comunicar, andar para explorar, e assim por diante.
Acredito que ensinar e aprender caminham lado a lado, por vezes, se revezando de lugar. Quem ensina, está em constante aprendizagem e quem aprende está sempre ensinando. O ensino é o que propicia, orienta e provoca a aprendizagem. Por sua vez, a aprendizagem acontece de maneira mais relevante, quando está embasada em um ensino de qualidade.
Com certeza se aprende mais e melhor, quando se vivencia situações significativas de aprendizagem. Principalmente, quando estas situações são permeadas de emoções e afeto. O afeto nas relações de ensino e aprendizagem trazem maior prazer e motivação para quem aprende e quem ensina,tornando assim,os saberes significativos e muito melhor assimilados.O que não significa que as aprendizagens só acontecerão em um ambiente afetuoso.
Sendo assim, na minha opinião,o ensino nas escolas deveriam ter como principal objetivo a construção das aprendizagens como um processo de cada aprendiz,levando em conta,não a transmissão de conceitos,mas as situações significativas de aprendizagem,através da mediação e provocação dos sujeitos em interação com o meio em que vivem e aprendem.O ambiente,os objetos de estudo e as vivências na escola devem ter sentido e significado e sempre devem estar baseadas nas relações de motivação,respeito e afeto.
Aqui,algumas fotos do projeto baseado na obra de Monteiro Lobato,O Sítio do Picapau Amarelo,que estou trabalhando com a turminha da educação infantil da escola em que trabalho atualmente.Este projeto tem sido muito significativo,pois envolve muitas brincadeira,fantasia,emoções e um envolvimento ativo dos alunos no tema do trabalho!
Lindo trabalho Aline!! Parabéns!!!
ResponderExcluirobrigada querida!!
ResponderExcluirfico muito feliz com tua visita
beijo!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir