RECORDAR É VIVER:
MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOS
Que exercício maravilhoso é visitar nossas lembranças!
Ao lembrarmos de coisas boas de nossa vida,vivenciamos novamente os sentimentos e emoções daquele momento,trazendo uma alegria enorme.As lembranças ruins,trazem um certo aperto no peito,mas também traz a boca aquele gostinho de superação,pois como diz o velho ditado "o que não mata nos fortalece".
Tive uma infância muito feliz,as brincadeiras,as orientações da minha avó,as muitas risadas,cheiro de doce e a música Ursinho Pimpão são minhas primeiras recordações.Me lembro da minha escola,minha amada professora do jardim de infância Erotildes,meus coleguinhas.Minha adolescência muito bem vivida,nos passeios com meu namorado(hoje meu esposo) e os cultos da juventude na minha igreja...bons tempos!
Mas sei,que minhas melhores recordações são recentes e envolvem os meus queridos filhos...
E como é bom compartilhar as lembranças!
Assim,neste clima gostoso das memórias,tivemos a primeira aula da interdisciplina Escolarização,Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica,no eixo II do PEAD.
O texto Memórias e Identidades da professora Simone Valdete dos Santos,nos adverte a relevância das nossas memórias,e ainda a existência das memórias individuais e coletivas que podem interferir na formação cultural e política das sociedades.
Esta leitura traz a mídia como uma forte manipuladora das memórias coletivas e coloca a preocupação em manter intacta as preciosas memórias originais de cada cultura ou povo.
Falar de memórias,ou falar de esquecimentos é vivenciar a história.
Na educação,a história nos traz a construção,a evolução e os caminhos da instituição escola para as sociedades de ontem e de hoje.Assim nos faz conhecer que escola é essa que temos,como se constituiu através do tempo e que ideais de de evolução anseia.
Para conhecer e ser escola temos que vivenciar as origens e sonhar o futuro!
Um pouquinho de memória...
Os invernos gelados quando meus filhos eram bebês |
Meu convite do curso normal...formatura inesquecível! |
Lembrancinha do nascimento da minha filha Débora |
Primeiro tip top do meu filho Samuel |
Cartão de amor que ganhei do meu namorado,hoje meu esposo. |
Meu jardim de infância,com minha primeira professora |
Aline
ResponderExcluirMuito bom relembrar, adorei a aula presencial, onde cada aluna apresentou uma de suas memórias.
Bjsss