domingo, 3 de abril de 2016

                            ISAQUE

                "Educar exige reflexão crítica sobre a prática"
                                                                       Paulo Freire

Existem situações em nosso cotidiano, que nos colocam em uma posição de total reflexão sobre o que temos feito como educadores e que resultados temos produzido.
Esta semana voltando da escola,encontrei um antigo aluno,muito marcante na minha docência,Isaque.Adoro este nome,significa sorriso,e trás consigo a história de um importante personagem bíblico, símbolo da fé cristã e do sacrifício pelo amor a Deus.Assim não esqueci como se chamava.
Ele me abordou e me deu um forte abraço,logo vi que aquele adolescente tinha a mesma carinha de quando estava no terceiro ano da Escola Três de Outubro,onde eu lecionei por bastante tempo.Estava com outros adolescentes em uma esquina próxima a minha casa,onde geralmente garotos usam drogas.Me disse que tinha desistido de estudar e que a escola não era pra ele,me tratando por "sora".Claro que rebati dizendo que não deveria pensar assim.
Na época em que era meu aluninho,Isaque teve muitos problemas disciplinares e de aprendizagem,por isso a importância deste encontro com  ele.Foram muitos encaminhamentos,reuniões com a família,idas ao soe,retiradas da sala de aula,brigas constantes e muitas retenções.
Depois que me despedi dele,me vi mergulhada em questionamentos e até,confesso, senti um forte sentimento de culpa.O que poderia ter sido  diferente?Qual minha parcela de culpa nesta situação atual dele?Qual foi o papel da escola?Onde se acertou,errou ou evitou o inevitável?
Como educadores, participamos de palestras, formações, leituras, dinâmicas acadêmicas...mas nada nos faz refletir mais do que um fato.Não para se culpar ou desanimar,mas para repensar a prática,para buscar fazer melhor,para olhar para o futuro e se conscientizar de como travamos nossas batalhas com a esperança de vencer a guerra.
Meu profundo sentimento é que Isaque retome seus estudos e sua motivação pessoal,e que outros "Isaques" permaneçam na escola e não nas esquinas de nossos bairros...e,principalmente,que e escola faça a diferença!

          "HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS"
                                         RUBEM ALVES   

Um comentário:

  1. Olá Aline!
    A escola tem um papel muito importante na vida das crianças, mas não podemos pensar que nós professores somos heróis e salvadores o tempo todo. Tenho certeza que muitos alunos tiverem um destino diferente de Isaque devido as suas diferentes escolhas, que com certeza foram influenciadas pelas suas experiencias escolares.
    A reflexão é fundamental no nosso trabalho, mas não podemos nos responsabilizar pelas escolhas feitas pelos nossos alunos. Fizemos parte de uma pequena parcela da vida dessas crianças, elas recebem influencias de muitos outros lugares.
    Att,
    Rocheli

    ResponderExcluir