Educação na e para a Diversidade
A diversidade é um tema emergente na Escola.Estamos vivendo em um tempo onde a ciência e a tecnologia se expandiram,onde a comunicação e a informação são fatores que movem a sociedade,mas o preconceito e a discriminação ainda são realidade triste dentro e fora da Escola.No texto "Educação na e para a Diversidade" das autoras Maria Elly Herz Genro e Célia Elizabete Caregnato,nos traz um relevante reflexão sobre as práticas docentes para a diversidade e a necessidade de promover uma educação voltada para a valorização da diversidade cultural.Relatam que a Escola e seus profissionais tem o compromisso ético de colocar em debate as diferenças,os assuntos e as abordagens contemporâneas,tendo em vista o fato de trabalharem com a formação do indivíduo para o convívio social.Trazem a ideia de a educação ser um direito social fundamental e também humano,tendo que promover o desenvolvimento humano.O texto aponta o uso das práticas sociais relativas a identidade e a convivência entre grupos,ampliação das práticas democráticas com a valorização de espaços públicos,aprimoramento das formas de convivência entre as pessoas no contexto das mudanças sociais,interpretando e agindo sobre as relações sociais e culturais.As autoras trazem como itens importantes de uma educação inclusiva a reciprocidade,a pluralidade,a experiência,a crítica e o bem viver.
"Os indivíduos não são estruturas rígidas,fixas,mas subjetividades individuais e coletivas marcadas e marcadoras dos diferentes tempos e espaços onde vivem"
Pontos importantes para um planejamento para a diversidade:
-O reconhecimento da diversidade cultural presente na comunidade escolar.
-O reconhecimento do contexto sócio cultural no qual a Escola está inserida,de forma a gerar situações significativas e envolventes no processo educativo.
-O envolvimento na luta pela garantia de acesso aos bens culturais e aos saberes das áreas de conhecimento para a comunidade escolar.
"Um processo educativo diálogico,reflexivo e transformador,pode possibilitar a participação dos sujeitos,o fortalecimento de uma subjetividade com capacidade intelectual e com sensibilidade para com o humano e com a natureza.Esta subjetividade cambiante e desejosa não pode ser uma mera executora de tarefas,de operacionalizações de processos,mas preciso pensar o sentido e consequencias das ações humanas."
SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO PARA A REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE:
Atualmente estou fazendo um voluntariado com os alunos do
primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental das classes da Educação Integral
de uma Escola Estadual em Porto Alegre. Percebo que existe, principalmente
entre as meninas, uma disputa, e ao mesmo tempo certa discriminação em relação
aos cabelos, roupas e calçados mais bonitos, unhas e materiais escolares, o que
demonstra a necessidade de um trabalho voltado a valorização e identidade
racial e social, entre outros fatores. Assim, pensei em oportunizar um momento
de reflexão e conversa sobre o tema.
Música:
Lourinha Bombril- Os Paralamas do Sucesso
Pára e repara
Olha como ela samba
Olha como ela brilha
Olha que maravilha
Essa crioula tem o olho azul
Essa lourinha tem cabelo bombril
Aquela índia tem sotaque do Sul
Essa mulata é da cor do Brasil
A cozinheira tá falando alemão
A princesinha tá falando no pé
A italiana cozinhando o feijão
A americana se encantou com Pelé
Häagen-dazs de mangaba
Chateau canela-preta
Cachaça made in Carmo dando a volta no planeta
Caboclo presidente
Trazendo a solução
Livro pra comida, prato pra educação
Olha como ela samba
Olha como ela brilha
Olha que maravilha
Essa crioula tem o olho azul
Essa lourinha tem cabelo bombril
Aquela índia tem sotaque do Sul
Essa mulata é da cor do Brasil
A cozinheira tá falando alemão
A princesinha tá falando no pé
A italiana cozinhando o feijão
A americana se encantou com Pelé
Häagen-dazs de mangaba
Chateau canela-preta
Cachaça made in Carmo dando a volta no planeta
Caboclo presidente
Trazendo a solução
Livro pra comida, prato pra educação
Reflexão e debate sobre os seguintes
questionamentos:
1.O que tem em comum
entre os personagens citados na letra desta música?
2.Esta música
valoriza a todos os tipos de pessoas e raças?
3.O que é um cabelo
Bombril? Esta comparação é certa?
4.Descreva como é
fisicamente um brasileiro? Ele tem uma raça predominante?
Desenho de um personagem significativo
Registro de um painel com as falas
significativas dos alunos em relação ao debate realizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário