A SOMBRA DESTA MANGUEIRA
Paulo Freire
DIALOGICIDADE
CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA
“A atenção devida ao
espaço escolar,enquanto contexto aberto ao exercício da curiosidade
epistemológica,deveria ser preocupação de todo o projeto educativo sério” Paulo
Freire,2000
Em A Sombra desta
Mangueira,Paulo Freire coloca a relevância da dialogicidade e a curiosidade
epistemológica como instrumento de construção de conhecimento científico e
responsabilidade ética com a história e construção social.
O autor relata que a
relação dialógica é prática fundamental para o conhecimento,permitindo,através
da curiosidade, a aproximação com o objeto de aprendizagem.A dialogicidade é uma
exigência da natureza humana e também um reclamo da opção democrática do
educador.A comunicação e a informação são instrumentos de aprendizagem que
encurtam o tempo e o espaço e nos tornam,dentro destas trocas,seres históricos.
A busca permanente pelo
conhecimento vem da ideia de sabermos e pensarmos os alunos como seres
inacabados na esperança do saber necessário,isto ,para Freire,é o centro do
trabalho ou projeto docente.Ele diz que plantas são cultivadas,animais são
adestrados,mas homens e mulheres se educam,trazendo assim a ideia de que o
conhecimento não é mecânico,transmitido,treinado,mas vem a partir da
curiosidade do sujeito sobre o objeto e sua aproximação com ele.
Paulo Freire relaciona
esta capacidade humana de espantar-se,ser curioso,como fator motivador da busca
pelo conhecimento.
Existe a necessidade de compreender para se explicar.A
pergunta,expressão concreta de possibilidade de conhecer,é um valioso
instrumento para se promover uma educação crítica,condenando a memorização
mecânica dos conteúdos,uso de exercícios repetitivos que ultrapassam o limite
razoável.Coloca até que a decoração,organização e recursos da sala de aula
podem ser fatores motivadores das aprendizagens e das curiosidades
epistemológicas.A própria vida cotidiana,exemplificada por Freire nesta
obra,permeada de espontaneidade pode ter uma posição
reflexo-crítica,transformando os conhecimentos comuns em conhecimentos
científicos.Sem esta prática,deteriora-se a prática educativa progressista.
“O papel do educador
progressista é desafiar a curiosidade ingênua do educando para,com ele,pratejar
a criticidade”
“Os regimes
autoritários são inimigos da curiosidade”
Ao s educadores diz ser
necessário promover a dialogicidade de forma ética,sem tomar posição politica
ou autoritária,mas promovendo o respeito mútuo entre os
sujeitos,maturidade,aventura de espírito,segurança ao perguntar e seriedade em
responder.Deve haver o clima de diálogo.
Infelizmente existe uma
larga distância entre a prática educativa e o exercício da curiosidade
epistemológica.
Nesta obra,o autor
também nos leva a refletir sobre a formação e a situação politico-social do
educador que afeta fortemente sua prática docente.A problemática dos
salários,luta por direitos,por tratamento digno,exercício de formação
autêntica,para assim ser exigido em sua prática com rigorosidade.
A partir da ideias de
Paulo Freire é possível se refletir eticamente sobre a formação social e
histórica de nossos alunos,sua formação crítica e nossa postura docente frente
a responsabilidade na prática educativa.Formar alunos críticos e apoiar sua
curiosidade ingênua,para promover a criticidade e a curiosidade epistemológica
que produz conhecimento científico é um papel socialmente ético e que promove
uma educação ética.
FREIRE,Paulo.A Sombra
desta Mangueira;Ed. Olho D`Água.São Paulo,2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário