quarta-feira, 15 de novembro de 2017

                      A SOMBRA DESTA MANGUEIRA

                                                          Paulo Freire

DIALOGICIDADE

CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA
 

“A atenção devida ao espaço escolar,enquanto contexto aberto ao exercício da curiosidade epistemológica,deveria ser preocupação de todo o projeto educativo sério” Paulo Freire,2000


Em A Sombra desta Mangueira,Paulo Freire coloca a relevância da dialogicidade e a curiosidade epistemológica como instrumento de construção de conhecimento científico e responsabilidade ética com a história e construção social.
O autor relata que a relação dialógica é prática fundamental para o conhecimento,permitindo,através da curiosidade, a aproximação com o objeto de aprendizagem.A dialogicidade é uma exigência da natureza humana e também um reclamo da opção democrática do educador.A comunicação e a informação são instrumentos de aprendizagem que encurtam o tempo e o espaço e nos tornam,dentro destas trocas,seres históricos.
A busca permanente pelo conhecimento vem da ideia de sabermos e pensarmos os alunos como seres inacabados na esperança do saber necessário,isto ,para Freire,é o centro do trabalho ou projeto docente.Ele diz que plantas são cultivadas,animais são adestrados,mas homens e mulheres se educam,trazendo assim a ideia de que o conhecimento não é mecânico,transmitido,treinado,mas vem a partir da curiosidade do sujeito sobre o objeto e sua aproximação com ele.
Paulo Freire relaciona esta capacidade humana de espantar-se,ser curioso,como fator motivador da busca pelo conhecimento.
Existe a necessidade de compreender para se explicar.A pergunta,expressão concreta de possibilidade de conhecer,é um valioso instrumento para se promover uma educação crítica,condenando a memorização mecânica dos conteúdos,uso de exercícios repetitivos que ultrapassam o limite razoável.Coloca até que a decoração,organização e recursos da sala de aula podem ser fatores motivadores das aprendizagens e das curiosidades epistemológicas.A própria vida cotidiana,exemplificada por Freire nesta obra,permeada de espontaneidade pode ter uma posição reflexo-crítica,transformando os conhecimentos comuns em conhecimentos científicos.Sem esta prática,deteriora-se a prática educativa progressista.
“O papel do educador progressista é desafiar a curiosidade ingênua do educando para,com ele,pratejar a criticidade”
“Os regimes autoritários são inimigos da curiosidade”
Ao s educadores diz ser necessário promover a dialogicidade de forma ética,sem tomar posição politica ou autoritária,mas promovendo o respeito mútuo entre os sujeitos,maturidade,aventura de espírito,segurança ao perguntar e seriedade em responder.Deve haver o clima de diálogo.
Infelizmente existe uma larga distância entre a prática educativa e o exercício da curiosidade epistemológica.
Nesta obra,o autor também nos leva a refletir sobre a formação e a situação politico-social do educador que afeta fortemente sua prática docente.A problemática dos salários,luta por direitos,por tratamento digno,exercício de formação autêntica,para assim ser exigido em sua prática com rigorosidade.
A partir da ideias de Paulo Freire é possível se refletir eticamente sobre a formação social e histórica de nossos alunos,sua formação crítica e nossa postura docente frente a responsabilidade na prática educativa.Formar alunos críticos e apoiar sua curiosidade ingênua,para promover a criticidade e a curiosidade epistemológica que produz conhecimento científico é um papel socialmente ético e que promove uma educação ética.



FREIRE,Paulo.A Sombra desta Mangueira;Ed. Olho D`Água.São Paulo,2000.

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