quarta-feira, 25 de outubro de 2017

                                          Desenvolvimento e Aprendizagem


“Construtivismo não é uma prática, ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar, é sim, uma teoria que permite (re) interpretar todas as coisas”     (Becker,2001,p.72)


O desenvolvimento da criança,assim como o seu processo de aprendizagem tem sido o foco de nossas reflexões neste eixo do curso.Pensar aprendizagem e de que maneira a criança aprende é o ponto forte para a formação docente e de como este professor conduzirá suas práticas pedagógicas.
No texto da professora Tania Beatriz Marques, Epistemologia Genética, a autora traz a definição dos estudos de Jean Piaget em relação a origem do conhecimento humano. A teoria piagetiana é interacionista, isto é, consiste em dizer que a aprendizagem se dá pela ação do sujeito com o objeto, a aprendizagem acontece pela experiência e as relações com o meio em que o sujeito está inserido. Neste contexto, analisamos o trabalho de Jean Piaget em pesquisar por muitos anos, pelo chamado Método Clinico, como se dá o pensamento das crianças sob os objetos de aprendizagem em cada etapa de desenvolvimento, o que gerou a Teoria do Desenvolvimento Humano e como o conhecimento se constrói para a criança. Os termos assimilação, acomodação, equilibração e adaptação aparecem como processos importantes que a criança percorre ao se desenvolver mentalmente, isto é ,a maneira em que ela incorpora elementos novos a elementos já existentes constituindo estruturas e esquemas de aprendizagem para que ela ocorra realmente. Esquema é o que é generalizável em uma ação e estrutura é a coordenação destes esquemas. A inteligência é a busca intencional de um meio para chegar a um fim. Neste texto são mencionados também, os estádios do desenvolvimento infantil, onde cada período é dotado de características especificas de pensamento infantil:
 Sensório motor: Periodo em que a inteligência é baseada em sensações e movimentos,a criança age de forma direta sobre a realidade,stabelendo as noções de objeto,espaço,tempo e causalidade.
Pré-operatório: Periodo do surgimento da capacidade de representação da realidade,egocentrismo e pensamento intuitivo.
Operatório Concreto: Surgimento da capacidade de reversibilidade do pensamento e de se colocar no lugar do outro.Surge as noções lógico-matemáticas e o conceito de número.
Operatório Formal: Trabalha com hipóteses e estabelece relações entre teorias. Há inversão nas relações real e possível. Pensamento hipotético dedutivo.
Um ponto importante desta leitura é a afirmação de que o conhecimento não é a copia da realidade, mas o resultado de um processo de construção, possível em função das estruturas cognitivas do sujeito. A partir daí traz a reflexão da ação do professor dentro deste processo, que deve ser ativo e de extrema importância na provocação das aprendizagens, propondo trabalhos em grupo, desafios, valorização do erro construtivo, auxiliando o processo de ação, oferecendo oportunidades de pensamento e questionamentos capazes de gerar conflitos necessários e de provocação do interesse do aluno.
Para sustentar as colocações acima mencionadas,o texto Desenvolvimento e Aprendizagem de Jean Piaget,confirma a ideia da construção do conhecimento,destacando a diferença entre o desenvolvimento e a aprendizagem. O desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo,ligado ao processo global de embriogênese, não sendo uma cópia da realidade,mas fruto da ação sobre o objeto. A aprendizagem é baseada no esquema estimulo-resposta,o estimulo significativo que produz respostas,que serão subsídios para as próximas aprendizagens. A maturação,a experiência,a transmissão social e a equilibração aparecem aqui como processos importantes do desenvolvimento. A experiência lógico-matemática,que é a de ação e transformação sobre os objetos de aprendizagem se sobrepõe a simples experiência física. Neste texto fica muito evidente a necessidade do uso de material concreto nas atividades escolares,o que permitirá a construção de estruturas abstratas de aprendizagem.
Lino de Macedo,no texto O Construtivismo e sua Função Educacional,nos leva a refletir discutindo o que seriam as características do construtivismo e o que seria o não construtivismo. Ele reforça as ideias da aprendizagem oriunda das ações espontâneas e das construções cognitivas baseadas na interação do sujeito com o objeto.
No vídeo Introdução a Psicologia do Desenvolvimento, Yves de La Taille, esclarece que a psicologia do desenvolvimento é a área da psicologia que estuda a construção das competências ,habilidades de um sujeito ao longo do tempo. Jean Piaget coloca que as aprendizagens acontecem a partir da ação em interação com o meio,e que a partir da experiência a criança forma estruturas que se desequilibram a cada novo conhecimento,transformando-se. Assim,o sujeito passa por etapas de desenvolvimento,sempre partindo do concreto para o abstrato. Da mesma forma que acontece o amadurecimento biológico ,acontece a gênese psicológica,mas sempre modificada pela interação com o meio. Vigotski coloca que as relações culturais são de extrema importância para as aprendizagens,enquanto Wallon coloca a necessidade das emoções para que as interações sejam significativas e produzam construções mentais.
O professor Fernando Becker,no vídeo Aprendizagem e Conhecimento Escolar,reforça a ideia de que a aprendizagem é um processo espontâneo,não determinado,mas estimulado,não só relacionar o objeto,mas conhece-lo,entender sua criação e transformá-lo. O conhecimento que passa por estádios,tem a maturação como condição necessária para a aprendizagem,mas não única,pois deve haver o agir do sujeito,a experiência,a transmissão social e a equilibração. O objeto é tudo o que provoca,o que possibilita as aprendizagens,enquanto o sujeito é quem aprende.A cognição remonta as estruturas biológicas. A estrutura biológica se faz cognitiva em relação com o meio. A aprendizagem escolar aumenta a capacidade de aprender e não somente aumenta a informação. Aprender é aumentar nossa capacidade de transformar o mundo e por esta transformação,transformamos a nós mesmos.
José Antônio Castorina,dentro deste mesmo cenário,provoca a reflexão através de indagações como questionar a maneira que o aluno aprende e como estruturam e constroem o conhecimento. Resalta a relevância da pesquisa,da didática,aplicacionismo e o espontaneismo no desenvolvimento escolar. Conhecimento é um processo social e simultaneamente individual. Os conceitos e as experiências se relacionam com os saberes anteriores,a interação com o meio,através da formulação de problemas.
Assim,Fernando Becker,coloca brilhantemente que a Escola deve ser mais laboratório e menos auditório,isto é a experimentação e a interação com o meio e o objeto produzem as aprendizagens e desenvolvimento do individuo,mas infelizmente,as escolas tem sido auditórios, locais que o aluno ouve, assiste, copia, reproduz, imita.Onde deveria inventar,criar,experimentar,perguntar,observar.Aescola deve deixar de impor limites e deve ultrapassar os limites. O professor Fernando Becker coloca que o ser humano é o melhor de todos os animais,pois pensa,raciocina,fala,mas que a escola tradicional tem buscado domesticá-lo. O professor deve conhecer o processo de aprendizagem para atuar sobre as aprendizagens de seus alunos,o que está ligado a sua boa formação profissional.


         “A escola deve ser mais  laboratório e menos auditório.” (Fernando Becker)


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