sexta-feira, 6 de outubro de 2017

                               Compartilhando Saberes...

Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios.
                                                     Jean Piaget


Uma das grandes novidades deste sexto eixo do Curso de Graduação em Pedagogia PEAD/UFRGS,é o fato de nós,graduandas,além de estarmos envolvidas com as interdisciplinas relativas ao curso,também estarmos buscando cumprir as horas complementares para a conclusão do curso.Claro,que já deveríamos ter iniciado antes este processo,mas neste caso,quase de forma unânime,estamos todas "correndo" agora.
Mas está sendo simplesmente maravilhoso!Muitas descobertas!
Iniciei na Universidade Federal de Ciência e Saúde de Porto Alegre(UFCSPA) um curso de Anatomia Humana voltada para professores da Rede Pública.O objetivo deste curso,além de aprofundar o conhecimento dos educadores na área da anatomia,é orientar ações de orientações e informações em relação a prevenção da saúde em sala de aula.Um ponto importante e assustador é a questão de o curso dispor de aulas práticas com peças do acervo da universidade(cadáveres),o que está sendo altamente didático e novo para as alunas em formação.

 


Também tenho contado com as ricas aprendizagens no Instituto Ciência e Saber(ICS),onde estou cursando um maravilhoso curso sobre a psicologia na Adolescência,além de cursos e palestras que vem de encontro a minha prática docente,me permitindo interagir e dialogar com minhas colegas educadoras os assuntos pertinentes a educação na sociedade atual.
Em uma palestra sobre o papel do professor da Educação Infantil,debatemos assuntos como a importância do brincar,o jogo simbólico,a linguagem do educador e principalmente as intervenções necessárias para a formação de valores e autonomia nas turmas da Educação Infantil.
Tive a oportunidade ímpar de participar,também no instituto,de uma palestra sobre a formação do conhecimento com o professor,também da UFRGS,Fernando Becker,que nos levou a refletir,através da teoria piagetiana,a epistemologia genética e a teoria do desenvolvimento infantil,como a criança faz suas hipóteses e como constrói seu conhecimento em relação com o meio e suas interações,nos processos de assimilação e acomodação dos conhecimentos.Na oportunidade,conversamos sobre as relações de seriação,classificação e as relações matemáticas presentes desde muito cedo nas aprendizagens infantis.


 

VíDEO: CAMINHANDO COM TIM TIM
Neste vídeo,um menino ainda pequeno,estabelece importantes relações com o meio e com as pessoas,fazendo interações e construindo aprendizagens significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário