domingo, 1 de maio de 2016

                                      OS JOGOS 

 
Segundo historiadores,jogar é uma atividade desenvolvida pelo homem desde muito tempo,em civilizações antigas,inclusive,sem uma idade definida para os participantes.Jogos que eram atividades de nobres,ou serviam de ritos de passagem,estão fazendo parte do desenvolvimento humano faz tempo.Conta a história,que a igreja católica chegou a abolir a prática de jogos por considerar pecaminosa.
Philippe Aries,traz os primeiros relatos de jogos voltados ás crianças,como fonte de entretenimento e relaxamento na escola.
Para nós,educadores,não há dúvida,da importância do jogo no desenvolvimento infantil.É jogando que a criança interage com seus pares,vivencia a necessidade de criar estratégias,respeita dua vez,cumpre regras,ganha e perde e de maneira prazerosa aprende e testa conhecimentos diversos.As relações de responsabilidade,honestidade  e humildade aparecem nos jogos infantis,assim como a construção da autonomia e dissolução do egocentrismo,tão presente nas etapas da infância.
Os jogos motores,cooperativos e competitivos desenvolvem nas crianças,além de inúmeras aptidões na area física,valores essenciais para sua convivência escolar,e assim para sua vida.
Jogar é um ensaio para a vida real.
Acredito que as escolas e educadores devem investir e mobilizar seus alunos à prática de jogos de diversas categorias,motivando-os a aprender e buscar aprimorar-se nos jogos e competições escolares.A sala de aula deve ser um local de constante ludicidade em todos os momentos,principalmente para fixação de conteúdos.
Infelizmente,os jogos também podem ser nocivos se usados de forma errada...percebemos em nossa sociedade atual,alguns graves problemas ligados ao uso excessivo de jogos ou jogos com temas inapropriados.Como é o caso de pessoas viciadas em jogos ou,por exemplo,a recente polêmica do jogo Charlie,Charlie.
  Também concordo em afirmar que os adultos devem estar dispostos a participarem de jogos familiares,competições esportivas,jogos de com amigos e jogar para se divertir tanto quanto puderem.Pois nos desenvolvemos e aprendemos com a interação por toda a vida.
Que gostoso passar na Rua da Praia e ver aqueles velhinhos se divertindo com seus jogos de dama!

 


Um comentário:

  1. Oi Aline,
    Muito boa a tua reflexão sobre os jogos. Eles estão presentes na vida da humanidade a muitos anos e em diferentes culturas, o que os tornam importantes no desenvolvimento humano pelos motivos já sitados por ti. Devem ser muito utilizados nas salas de aula independente do ano escolar.
    Att,
    Rocheli

    ResponderExcluir