Quando a brincadeira gera renda...
Esta charge tem o objetivo de chamar a atenção para a questão do trabalho infantil.Mas parece tratar o assunto de maneira cômica e de forma racista. |
Na interdisciplina de Ludicidade,temos discutido e refletido a respeito da importância do brincar para o desenvolvimento infantil.O brincar,o jogar,o vivenciar as regras e o faz de conta,permitem á criança desenvolver valores e adquirir saberes,importantes,inclusiva a vida adulta.
Nesta semana,ao discutirmos sobre a temática da ludicidade infantil,assistimos a dois curtas da internet que trazem as questões relacionadas ao jogo e as brincadeiras,mas também nos faz refletir sobre um importante tema,presente ,infelizmente,em nossa sociedade atual,que é o trabalho e a exploração infantil.
No Brasil, tem crescido nos últimos anos, o número de crianças,que devido a forte crise econômica,deixam de vivenciar a infância em sua totalidade,para ajudar suas famílias no sustento diário,principalmente em classes minoritárias.Não estão brincando ou na escola,mas estão nos sinais vendendo objetos,catando lixo seco para reciclagem ou fazendo favores nas ruas em troca de trocados.Ainda outras,trabalhando de forma escravista.
Mas como sabemos,as crianças tem necessidade de brincar,de jogar,de interagir com os objetos e seus pares para que se desenvolva.
Mesmo crianças em situações de vulnerabilidade social,brincam o tempo todo.Nem sempre tem brinquedos,nem sempre tem tempo,mas não deixa de fantasiar,de criar e usar a imaginação,mesmo em atividades de trabalho adulto,acham,de sua maneira,um jeito de brincar.
Tomara,que nossas crianças consigam vencer os desafios desta sociedade tão desigual e injusta.Que as crianças sejam vistas,respeitadas e defendidas,e que tenham o direito de viver a infância em sua plenitude,brincando como criança brinca!
"AS CRIANÇAS NÃO BRINCAM DE BRINCAR,BRINCAM DE VERDADE"
MÁRIO QUINTANA
Aline,
ResponderExcluirO trabalho infantil é um problema grave da nossa sociedade, o incrível é ver as crianças conseguindo brincar nessas situações. A infância está sendo atropelada em qualquer classe social, seja pelo trabalho precoce ou pelos milhares de compromissos que as crianças estão sendo submetidas.
Att,
Rocheli