Oficina de Textos
"Antes do interesse pela escrita,há um outro:o interesse pela leitura.E mal vão as coisas quando só se pensa no primeiro,se antes não se consolidou o gosto pelo segundo.Sem ler,ninguém escreve" (José Saramago)
Tivemos a feliz oportunidade no Curso de Graduação em Pedagogia da UFRGS,de discutir e exercitar nossas habilidades de escrita com a profª Ivany Souza Ávila,em uma oficina de textos,que embora um pouco cansativa,muito produtiva no sentido de provocar a escrita e as habilidades que a envolvem.
Entre palavras,frases,definições de parágrafos e a escrita poética e descritiva ,podemos obter maior embasamento para as escritas que são realizadas semanalmente neste portfólio de aprendizagens.
Nós educadores temos muitas missões em nossa área de educação,mas acredito que a habilidade de se expressar de forma escrita é um dos importantes papeis desempenhados pelo professor,sendo assim,temos que exercitar esta importante forma de expressão e registro extremamente necessário a nossa formação e atuação docente.
A Escrita
"Nós,como estudantes de pedagogia,estamos vinculadas as inúmeras questões da educação,educação que se manifesta na sociedade,e por sua vez em cada família.
Escrevemos muito e sobre muitas coisas.
Mas no tocante,o que faz a diferença,é quando escrevemos sobre o que nos emociona,nossa essência.
Nossa essência é educar,mas antes de tudo,nossa essência é maternal,é familiar,é falar das relações e das atitudes que geram alegria e felicidade.
Na frente da folha de papel em branco,tem mães,corações emocionados e mentes preocupadas.Não só com o texto acadêmico,mas com a essência que quer fazer a diferença.Se desligar do filho que chora,do salário que não chegou,da família que espera a janta,do aniversário do final de semana.
Escrever...escrever...escrever...
Pensando nas aprendizagens como aluna da Universidade,mas muito mais,pensando na Escola,no aluno querido...
Escrever...escrever...escrever...
De forma espontânea?de forma acadêmica?
Tomara..."
(Texto criado pelo meu grupo de colegas na oficina de textos 18/09/2017)
COMPLEMENTANDO...
Também ao iniciarmos os estudos da interdisciplina Filosofia da Educação,fomos provocadas a pensar na escrita.
Pensamento Dogmático:Eu afirmo algo sem me preocupar em justificar aquilo que estou afirmando.
Pensamento Crítico:Aquele que justifica,através de argumentos e evidências aquilo que está se afirmando.
Argumento:É a justificativa de uma ideia,opinião,concepção,tese.
Conclusão:Aquilo que se quer justificar.
Premissa:Aquilo que justifica a conclusão.
Argumentar é ter a intenção de convencer ou justificar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário