domingo, 24 de setembro de 2017

        Educação e as Relações Étnicos Raciais


                                     A Redação de Maria Claudia

Os brancos são muito diferentes dos negros.Mas depende do branco e depende do negro.Na minha caixa de lápis de cor,o branco não serve pra nada.Só o preto é que serve pra desenhar.Por isso,os dois são muito diferentes.Tem o giz e tem o carvão.Eles são iguais.Os dois servem para desenhar.Com o giz a gente desenha na lousa.Com o carvão a gente desenha um bigode na cara do Paulinho para a festa de São João...O papel é branco e é igualzinho ao papel preto chamado carbono que escreve embaixo tudo o que a gente escreve em cima.A noite é preta,mas o dia não é branco.O dia é azul.Então o preto da noite é só de noite.Não é igual nem diferente de nada.
                                        Pedro Bandeira


Infelizmente,nosso país,rico em história e cultura negra,é o país que mais se tem relatos de preconceito e discriminação racial.A Escola,como lugar de mudança e educação busca modificar esta situação através da reflexão e trabalho de construção da valorização da cultura negra,principalmente a autovalorização desta cultura,levando em conta a miscigenação brasileira.
Após uma trajetória importante de luta e busca de respeito a diversidade,se obteve legalmente ao direito de educar nas escolas em prol da valorização da cultura negra e desconstrução de toda uma história triste de preconceito racial,através das leis 10.639/2003 e 11.645/2008,que prevêm o ensino da história e cultura negra na Escola.
A intervenção do professor nas situações de preconceito e diversidade,assim como atividades e pesquisas que valorizem e tragam aos estudantes as contribuições das diferentes raças e sua relevância na construção da cultura brasileira são atitudes de educação social que formam cidadãos livres de racismo e que compreendam a importância da diversidade cultural brasileira e a valorizem como propriedade comum a todo o povo brasileiro.
Histórias,literatura,filmes,brincadeiras,pesquisas e diversas atividades podem servir de recursos para se trabalhar com as relações étnicos raciais,tanto os recursos que reforçam a cultura negra como os recursos que trazem um certo preconceito e devem ser usados como fonte de informações e discussões com os alunos.A história das próprias comunidades escolares,as vivências e até situações de preconceito vivenciadas pelas crianças no cotidiano escolar devem ser discutidas e utilizadas como recurso de aprendizagem e concientização na Escola.
Trabalhar com a ideia de muitas cores todas bonitas,mas ter o cuidado de não vincular a cor negra(preta) com algo negativo é importante!

Sugestões de atividades:

Filme: Kiriku e a Feiticeira
Ritmos musicais
Contos Africanos(costumamos usar somente contos europeus como Branca de Neve,Cachinhos Dourados...)
História brasileira:Zumbi dos Palmares
Lendas gaúchas:Negrinho do Pastoreio
Escritores:Carolina de Jesus,Solano Trindade,Elza Lucinda,Cuti,Esmeralda Ribeiro,Conceição Evaristo,Heloísa Pires,Geni Guimarães,Cecília Meireles,Vinícius de Morais,Manoel Bandeira,Carlos Drumondd de Andrade...
Literatura Infantil:
Bruna e a Galinha Dángola-Gergilga Almeida
Histórias Africanas pra Contar e Recontar-Rogério Andrade Barbosa
As Tranças de Bintou-Silviane Diouf
Ana e Ana-Célia Godoy
Crianças como Você-Anabel Kindersley
Menina Bonita do Laço de Fita-Ana Maria Machado
A Cor da Vida-Samiramis Paterno
O Menino Nito,Afinal Homem Chora?-Sônia Rosa
Gosto de Africa-Joel Rufino
O Menino Marrom-Ziraldo
Obax-André Neves
Chuva de Manga-James Runford
O Casamento da Princesa-Celso Cisto


Muitas musiquinha infantis de forma sutil acabam trazendo a ideia de que o branco é bonito,o que deve ser bem trabalhado pelos educadores.


Bibliografia:
Orientações e Ações para a Educação das Relações Etnico Raciais,MEC,Brasília,2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário