segunda-feira, 11 de setembro de 2017

                        O Velho Professor...

Se imaginarmos a figura de um bom professor,tradicionalmente falando,o que geralmente nos vem a mente é aquele professor sério,que mantém o absoluto silêncio da classe enquanto explica o conteúdo e enche o quadro  de informações,frente a uma sala de alunos organizados em classes enfileiradas,buscando absorver dele o conhecimento...Pois será esta a melhor postura de um educador?Será que todos os atentos ouvintes e silenciosos alunos estão realmente aprendendo?Afinal,o que é a aprendizagem e como ela acontece?
Na interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II,tivemos a oportunidade de refletir sobre o que é a aprendizagem e buscar compreender,através dos estudos sobre os modelos epistemológicos e pedagógicos atuais,como é a ação do professor e do aluno no processo de aprendizagem.
O perfil de educador citado acima,muito conhecido de todos nós,e ainda presente em muitas salas de aula de nosso cotidiano,apresenta uma concepção empirista de aprendizagem,um pensamento pedagógico diretivo,onde o aluno é uma folha de papel em branco,"tabula rasa",não sabe nada e vem a escola para receber conhecimento do professor que transmite a ele informações e conteúdos,através da linguística,oralidade e repetições."Um dos grandes pecados da Escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela.A Escola decreta que antes dela não há nada"Paulo Freire,1997
Nesta concepção o professor ensina e o aluno aprende.Assim,infelizmente,o aluno depende totalmente do que o professor vai lhe passar e espera dele tudo,deixando de criticar,imaginar,construir,opinar.Renuncia assim o direito a cidadania e a participação.
"Para apresentar uma noção adequada de aprendizagem é necessário explicar primeiro como o sujeito consegue construir e inventar,e não apenas como ele repete e copia" Piaget,1975,p.88
Também existe um outro modelo de mestre,também muito presente em nossas escolas,que é o professor apriorista,de uma concepção pedagógica não diretiva,que coloca o aluno como o centro da aprendizagem,mas quase que sozinho.Este professor acredita que o aluno aprende por sí mesmo,ela já vem com condições hereditárias de aprendizagem.Ele,o professor,pode no máximo auxiliar a aprendizagem "despertando" o conhecimento que já existe nele.Piaget 1959,p.55,deixa claro que a maturação biológica é condição necessária do desenvolvimento,mas de modo algum suficiente.A relação aluno professor pode ser,neste caso,cruel,pois o aluno sabe ou não tem condições de aprender,assim pode ser facilmente rotulado de deficitário,marginalizado ou incapaz.
Mas,após os estudos epistemológicos de Piaget e suas teorias,assim como os estudos psicanalíticos de Freud,acontece um novo olhar sobre a aprendizagem e como esta se dá.A pedagogia relacional ou o construtivismo é uma concepção de aprendizagem,onde tanto o professor quanto o aluno são sujeitos ativos dentro do processo.O professor tem grande importância,mas sua ação não esgota-se nele mesmo,ela se prolonga nas ações dos alunos.Este professor entende que o aluno só construirá um conhecimento novo ,se ele agir e problematizar a própria ação,apropriar-se dela e de seus mecanismos.Através da observação dos materiais de aprendizagem,da experiência,da investigação,curiosidade e perturbação das novas informações em impacto com suas antigas estruturas de conhecimento propiciam o conhecimento novo.
Imaginemos agora...o professor que traz a sala de aula algum objeto que instigue a curiosidade de seus alunos,e estes perguntam,manipulam,investigam,se agrupam ou individualmente trocam ideias e buscam sanar as problemáticas que surgem,enquanto o professor em um papel motivador e mediador,participa ativamente de todo o processo de construção de conhecimento de seus alunos.
Afinal,qual é o professor que somos ou buscamos ser?Qual nossa concepção sobre as aprendizagens?

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas."
                                              Jean Piaget

Refletindo...




Referencias:
BECKER,Fernando.Educação e Construção do Conhecimento.2ª.ed.-Porto Alegre:PENSO,2012


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