segunda-feira, 6 de maio de 2019

           Um breve relato sobre uma relevante experiência



  



Sobre a reflexão, Piaget afirma que, quando alguém reflete sobre algo, a pessoa não está somente refletindo em um nível superior, mas reconstruindo em um nível mais avançado o que já existia em um inferior. O nível superior é sempre majorante, mais abrangente. Quando alguém reflete em um plano mais avançado, precisa enriquecê-lo com novos elementos. Então tem de estendê-lo, bem como transpô-lo a um segundo nível (PIAGET, 2001, p. 16)

Ao finalizar este importante período do processo de graduação,o Estágio Curricular Obrigatório,existe o momento de se refletir a caminhada,o sucesso do processo,as aprendizagens oriundas do confronto teoria e prática,e ,principalmente,que reconstruções pessoais e profissionais nasceram deste processo.
Mentalmentamente ,esta reflexão acontece de forma natural,mas o fato de se ter a exigência do relato escrito desta fase nos permite,reviver e avaliar toda a trajetória vivenciada.
O Relatório de Estágio,documento de extrema relevância no Curso de Graduação em Pedagogia,não exige somente relatar graficamente o estágio obrigatório.É um documento oficial,portanto,exige do escriba um caráter acadêmico,cuja escrita formal e autônoma se apresenta obrigatoriamente com uma linguagem rica e estruturada dentro das normas exigidas pela academia.(ABNT).
Durante o Curso a escrita esteve de forma presente e como instrumento desafiador,se desenhando e ganhando a formalidade e a autonomia necessária para deixar de ser uma mera escrita usual comum a uma escrita á público.Tanto os trabalhos acadêmicos em si que trouxeram a aproximação com o texto formal,quanto e principalmente este blog,me permitiram aventurar-me a essa nova escrita.
As reflexões presentes neste documento que relatam minhas aprendizagens como graduanda em Educação,trazem também,ainda que não completas,minhas conquistas de expressão escrita e o amadurecimento que percebo ter adquirido neste período.
Como novo desafio surge o TCC,Trabalho de Conclusão de Curso,vem como novo desafio de escrita e reflexão docente,fazendo-me vivenciar novamente e resgatar os saberes que me reconstruíram no Curso de Pedagogia.
Refletir,relatar,trazer os pensadores que sustentaram a prática,escolher as palavras,formatar o texto e buscar promover uma escrita que tenha um objetivo claro,permeada de intencionalidade por quem escreve e  que permita ao leitor compreender o cerne dos processos que geraram os conhecimentos e se realizaram na prática escolar docente.A escrita faz parte da construção de um bom educador,com toda a certeza.




.
PIAGET,Jean. Seis estudos de Piaget. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário