APRENDIZAGEM PASSA PELO CORPO: CORPOREIDADE
“Toda
ação, isto é, todo movimento, pensamento ou sentimento, corresponde a uma
necessidade. Toda criança ou adulto só executa alguma ação exterior ou mesmo
inteiramente interior quando impulsionada por um motivo e este se traduz sempre
sob a forma de uma necessidade (uma necessidade elementar ou um interesse, uma
pergunta, etc...)” (PIAGET, 1999, p. 16).
No terceiro eixo do Curso de Graduação,cursando a interdisciplina Corporeidade e Educação,pude repensar o quanto a atividade física,o desenvolvimento motor e a atuação do corpo nas construções das aprendizagens que denominamos como cognitivas,ou sejam,aprendizagens que são mentais,mas sabemos que se manifestam no corpo.As emoções,as birras,as representações simbólicas e o desenvolvimento infantil,acontecem em conjunto do corpo com os processos cognitivos,ou sejam psicológicos.A criança em desenvolvimento aprende a caminhar,equilibrar-se,correr e brincar utilizando seu corpo como instrumento de experimentação e vivências.Sendo assim,ao se pensar nas aprendizagens infantis,em sua ludicidade ou mesmo na construção e amadurecimento da linguagem,é necessário levar em conta as ações corpóreas,a expressão corporal e os movimentos.
Para Gallahue e Ozmun (2005) o desenvolvimento motor é um processo contínuo, que
tem início logo após o nascimento e continua até o final da vida, onde este desenvolvimento
pode ser definido como alterações nos níveis funcionais dos indivíduos, ou seja, tem relação
com as exigências das tarefas e capacidades dos indivíduos.
Tanto nas turmas de Educação Infantil,como as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental que atuei e leciono atualmente,é muito evidente a necessidade que as crianças manifestam em brincar no pátio,nas pracinhas ou participarem das aulas de educação física.Os recreios são os momentos de movimento corporal intenso,muito comumente reprimido pelos educadores e cuidadores que receiam acidentes e quedas ou ainda não pararam a refletir esta necessidade infantil.
Os jogos recreativos,o brincar livre e,principalmente as práticas pedagógicas que possibilitem maior manifestação corporal das crianças são importantes para o seu desenvolvimento e sua socialização com outras crianças.
Barros (2009, p. 108) falando sobre a escola nos diz que a mesma “é
um dos espaços onde as relações das crianças se intensificam, o que a legitima como
desencadeadora de novas experiências, sentimentos e conflitos”. Já a respeito do brincar, a
mesma autora nos diz que “é uma das atividades potencializadoras do desenvolvimento
infantil”.
Durante meu período de Estágio Curricular Obrigatório,onde baseei meu planejamento e minhas ações voltadas a ludicidade e cultura,pude planejar atividades que provocassem as mais ricas situações de aprendizagem,muitas delas,onde o corpo não era só estimulado na hora do pátio,mas também nas produções,em atividades de sala de aula.
Ovídeo acima retrata uma atividade de construção de painel coletivo,pintado com os pezinhos dos alunos do Maternal II.A atividade surgiu por estarmos trabalhando com versos e cantigas que falavam de sapinhos.Ao cantar com o grupo a cantiga O Sapo não Lava o Pé,além de imitarmos os movimentos e sons dos sapinhos nas lagoas,também utilizamos os pezinhos,que ao contrário dos pés do sapo,foram lavados depois da atividade.
Significado de Corporeidade
substantivo femininoCaracterística, particularidade ou propriedade do que é corpóreo (material); corporalidade.Etimologia (origem da palavra corporeidade). Corpóreo + idade.
BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach. Cadê o brincar? Da educação infantil para o
ensino fundamental. 2009. 215 f. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor:
bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24. ed. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 1999.
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