MÚSICA,POESIA E LITERATURA
História Infantil:A Casa Sonolenta |
Fábula:O Patinho Feio |
O Sapo não Lava o Pé |
O Curso de Graduação em Pedagogia PEAD,trouxe nos seus primeiros eixos,na interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e no Seminário Integrador III,uma importante reflexão com relação a cultura escrita na aprendizagem.As histórias infantis,os versos e as poesias,finte de imaginação e alegria,permitem a criança vivenciar a fantasia,aprimorar a linguagem e o seu desenvolvimento cognitivo de forma geral.Estas questões que novamente me levaram a refletir e reconstruir muito de minha atuação docente nas turmas de Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,vieram agora,neste precioso momento final de minha formação acadêmica,sustentar o planejamento interdisciplinar da turma de atuação de Estágio Curricular Obrigatório,apoiando o trabalho docente de forma eficaz e promovendo momentos de interação,ludicidade e aprendizagens para as crianças e para mim,no momento professora estagiária.
No projeto Maternal II Cantando
e Contando, as crianças tiveram a oportunidade de participar de atividades de
musicalização, contação de histórias e fábulas, cantigas de roda, dinâmicas de integração, convivência e construção da identidade
cultural. Este trabalho teve como objetivo aguçar a imaginação e criatividade
das crianças, estimulando sua atenção, observação e o imaginário infantil,
buscando em todos estes momentos a integração e socialização deste grupo,
construindo valores e regras de convivência social.
A contação de histórias infantis com diferentes recursos,as rodas cantadas,os versinhos e poesias contribuiram ricamente pata o desenvolvimento cognitivo e motor destes sujeitos.Ressalto ainda,que por meio desta proposta de valorização e inserção da cultura escrita no cotidiano da Educação Infantil,percebi o aprimoramento da ludicidade que promoveu o desenvolvimento da linguagem e das relações interpessoais deste grupo.
Ruben Alves (1983, p. 104): (...) arte e brinquedo têm isto
em comum, não são meios para fins mais importantes, mas puros horizontes
utópicos em que se inspira toda a canseira do trabalho, suspiro da criatura
oprimida que desejaria ser transformada em brinquedo e em beleza
É emergente que a literatura infantil,assim como os ícones culturais relevantes dentro deste cenário infantil estejam presentes no cotidiano das escolas e planejamentos docentes.Relato por vivenciar com os alunos ricos momentos de aprendizagens significativas.
Cantiga:Lá vem o Pato |
Culinária:Batatinha quando Nasce |
ALVES, Rubem. A escola fragmento do futuro. Fórum de
Educação do Estado de São Paulo, 1983.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil. Brasília, 1999.
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