domingo, 17 de fevereiro de 2019

                     MÚSICA,POESIA E LITERATURA



História Infantil:A Casa Sonolenta


Fábula:O Patinho Feio


O Sapo não Lava o Pé





O Curso de Graduação em Pedagogia PEAD,trouxe nos seus primeiros eixos,na interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil e no Seminário Integrador III,uma importante reflexão com relação a cultura escrita na aprendizagem.As histórias infantis,os versos e as poesias,finte de imaginação e alegria,permitem a criança vivenciar a fantasia,aprimorar a linguagem e o seu desenvolvimento cognitivo de forma geral.Estas questões que novamente me levaram a refletir e reconstruir muito de minha atuação docente nas turmas de Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,vieram agora,neste precioso momento final de minha formação acadêmica,sustentar o planejamento interdisciplinar da turma de atuação de Estágio Curricular Obrigatório,apoiando o trabalho docente de forma eficaz e promovendo momentos de interação,ludicidade e aprendizagens para as crianças e para mim,no momento professora estagiária.

No projeto Maternal II Cantando e Contando, as crianças tiveram a oportunidade de participar de atividades de musicalização, contação de histórias e fábulas, cantigas de roda, dinâmicas de integração,  convivência e construção da identidade cultural. Este trabalho teve como objetivo aguçar a imaginação e criatividade das crianças, estimulando sua atenção, observação e o imaginário infantil, buscando em todos estes momentos a integração e socialização deste grupo, construindo valores e regras de convivência social.

Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social.(BNCC,Brasil,2009)

A contação de histórias infantis com diferentes recursos,as rodas cantadas,os versinhos e poesias contribuiram ricamente pata o desenvolvimento cognitivo e motor destes sujeitos.Ressalto ainda,que por meio desta proposta de valorização e inserção da cultura escrita no cotidiano da Educação Infantil,percebi o aprimoramento da ludicidade que promoveu o desenvolvimento da linguagem e das relações interpessoais deste grupo.

Ruben Alves (1983, p. 104): (...) arte e brinquedo têm isto em comum, não são meios para fins mais importantes, mas puros horizontes utópicos em que se inspira toda a canseira do trabalho, suspiro da criatura oprimida que desejaria ser transformada em brinquedo e em beleza

É emergente que a literatura infantil,assim como os ícones culturais relevantes dentro deste cenário infantil estejam presentes no cotidiano das escolas e planejamentos docentes.Relato por vivenciar com os alunos ricos momentos de aprendizagens significativas.


Cantiga:Lá vem o Pato



Culinária:Batatinha quando Nasce



ALVES, Rubem. A escola fragmento do futuro. Fórum de Educação do Estado de São Paulo, 1983.


BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999.







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