"A aprendizagem ocorre quando o sujeito constrói uma novidade para si a partir das relações que estabelece entre aquilo que já sabe e aquilo de novo que o meio físico e social oferece.O afeto é a energia que movimenta este processo"
Tânia Beatriz Marques
Turma do Maternal II na Rodinha de Novidades |
Ao optar por ser um educador,cursando o Magistério e/ou graduação em Pedagogia,um professor sabe que terá pela frente um importante desafio,uma missão de suma importância permeada de estratégias,caminhos,reflexões e descobertas.De tudo o que temos dito,a suma é,sem duvida,a APRENDIZAGEM,como se dá?E qual a maneira de nós professores aprendermos e promovermos aprendizagens?
No ano de 2015,iniciando meus estudos da graduação na UFRGS,fui provocada a refletir sobre este tema,quando iniciamos a interdisciplina Psicologia I,com mestras maravilhosas em educação,profª Luciane Corte Real e profª Tânia Marques,que vieram nos trazer a aprendizagem sob a luz da epistemologia genética de Jean Piaget,os estádios de desenvolvimento infantil e as importantes relações com o objeto e com o meio,que permitem ao educando construir estruturas significativas que geram suas aprendizagens.Autores como Lev Vigotsky,Henri Wallon e Sigmund Freud enriqueceram esta reflexão.
Como
afirma Coutinho (1992), Piaget, assim como Wallon e Vygotsky, nos introduz a
linha sócio-interacionista, que se apoia na ideia de que existe uma interação
constante entre o sujeito e o meio e que esta interação é essencial para o
desenvolvimento do indivíduo. Se considerarmos a escola como um dos meios com o
qual a criança tem mais contato, esta se constitui como peça fundamental no
desenvolvimento infantil
O interessante deste processo é que nós,alunas da graduação,já com ativa atuação docente,fomos convidadas a descrever o que é aprendizagem,que claro,sabíamos,mas precisavamos repensar,reconstruir e compreender teoricamente o processo que é instrumento de nosso trabalho docente diário.
Construção de painel coletivo |
Tive a oportunidade de participar de cursos de extensão e muitas palestras com respeito a aprendizagem.Pois esta é o fio condutor do trabalho docente.
O período de Estágio Curricular Obrigatório,foi o momento de revisitar conceitos,refletir as práticas pedagógicas e traças caminhos para realizar um planejamento baseado nos conceitos aprendidos na graduação,embasando e mediando os processos de aprendizagem,que estariam ocorrendo tanto pelas crianças,como a mim.professora-estagiária,que tinha como principal objetivo,fazer as relações teoria e prática necessárias aos processos pertencentes a este momento.
A observação doa alunos,em relação as habilidades e necessidades de aprendizagem,as propostas de trabalhos que deveriam ser desafiadores,onde as crianças pudessem interagir com o objeto de aprendizagem e o meio,as minha reflexões sobre a prática e o embasamento teórico construtivista e interacionista foram se construindo ao longo de minha caminhada docente e estudos na UFRGS, caminharam comigo durante o Estágio e seguem me construindo como profissional da Educação.
O professor, conforme Alarcão (2005), deve ser um prático e
um teórico da sua prática. Nesse sentido, “a reflexão sobre o seu ensino é o
primeiro passo para quebrar o ato de rotina, possibilitar a análise de opções
múltiplas para cada situação e reforçar a sua autonomia face ao pensamento
dominante de uma dada realidade” (ALARCÃO, p. 82-83).
A orientação de Estágio com as trocas de experiência,as orientações acadêmicos e o apoio pedagógico necessário,foram fundamentais para as minhas aprendizagens.A saber,minha orientadora foi a profª Luciane Corte Real.
Orientadora profª Luciane Corte Real
Enfim,a aprendizagem é um processo que está em movimento o tempo todo.As aprendizagens acontecem durante toda a vida do indivíduo e resulta de suas interações significativas com o meio,com os outros e com os objetos de aprendizagem.As aprendizagens não se acumulam,mas se renovam,sendo consrtuídas pelo sujeito,transformadas e assimiladas.O professor não transmite os conhecimentos,mas é o agente motivador,mediador e provocador das aprendizagens.Sendo sua postura,sua proposta de trabalho e suas concepções pedagógicas,essenciais para as aprendizagens de seus alunos.
O
desenvolvimento é caracterizado por um processo de sucessivas equilibrações. O
desenvolvimento psíquico começa quando nascemos e segue até a maturidade, sendo
comparável ao crescimento orgânico; como este, orienta-se, essencialmente, para
o equilíbrio. (PIAGET, 1974, P.13) Segundo Piaget, o conhecimento não pode ser
concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como
resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo): o
conhecimento resulta das ações e interações do sujeito no ambiente em que vive.
Todo conhecimento é uma construção que vai sendo elaborada desde a infância,
por meio de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer, sejam
eles do mundo físico ou do mundo cultural. O conhecimento resulta de uma
inter-relação do sujeito que conhece com objeto a ser conhecido. (MOREIRA,
1999, p.75).
Hoje,após trilhar por muitos outros conhecimentos trazidos pela graduação,em conjunto com a prática docente diária,convergem para que eu compreenda de forma mais ampla,mas ainda não totalmente completa,o que realmente é e como se constroem os processos de aprendizagem.Mas,tenho em mente que esta busca,na prática,nos conceitos educacionais e na reflexão constante vai se realizando,o tempo todo e sempre.
REFERÊNCIAS
COUTINHO,
Maria Tereza da Cunha. Psicologia da educação: um estudo dos processos
psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltado para a
educação. Belo Horizonte: Lê, 1992.
MOREIRA,
Marco A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999
PIAGET, J. A
formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação.
2. e., Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
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