ANTES, AGORA E SEMPRE: REFLETIR
"Professor,descobre o sentido da tua profissão e descobre-te a ti mesmo como professor para ajudares aos teus alunos a descobrirem a língua que aprende e a descobrirem-se a sí próprios como alunos"
"Acho que vais gostar da tua descoberta.Mas,se não gostares,tem a coragem de abandonar a tua profissão antes que ela se torne para ti um fardo demasiado difícil de suportar"
Izabel Alarcão
Me lembro com clareza dos primeiros conhecimentos impactantes que o PEAD me trouxe,conhecimentos estes que vinham como provocações a um pensar que provocava mudanças de atitudes e de postura docente,em pleno curso profissional.Ainda nos primeiros eixos do Curso de Graduação em Pedagogia,a interdisciplina do Seminário Integrador nos ofereceu um novo olhar sobre a reflexão docente e sua relevância,através da obra de Izabel Alarcão.
A citação logo acima,me causou um impacto forte,pois a caminhada de alguns anos na docência,me faziam concordar fortemente com ela e,ainda,modificar o meu fazer docente no sentido de perceber que o professor tem a responsabilidade de refletir sua prática,de saber que,se escolheu atuar como professor deve estar ciente de seus desafios,e buscar sempre qualificar o seu trabalho,tendo em vista que a constaste reflexão sobre sua prática é o primeiro passo para qualificar sua atuação.
A docência exige comprometimento e essas dificuldades devem
ser de estímulos para se exercer da forma mais plena possível a função docente,
pois esta função implica envolvimento total e luta por justiça social que pode
começar pela busca de melhores condições de trabalho, tentando minimizar esses
problemas contidos numa profissão de relevância extrema ao desenvolvimento de
qualquer país (CARDOSO, 2002, p. 4).
Agora,ao findar minha graduação,em momentos de intensa importância como o Estágio Curricular Obrigatório e a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso,torna-se praticamente impossível não refletir a prática docente.
A elaboração do projeto de estágio e toda a atuação neste período,assim como os registros e relatos realizados sobre as aulas,aprendizagens e intervenções permitem que se reflita,vivenciando momentos de sucesso e enfrentando as dificuldades que surgem,exatamente pelas reflexões realizadas sobre a atuação em conjunto ou comparação com os referenciais teóricos e conhecimentos trazidos pelo curso.
Os encontros,conversas e orientações da professora orientadora de estágio permitem momentos ricos de reflexão docente e trocas de experiências significativas e enriquecedoras a prática desenvolvida.
“Uma prática reflexiva leva à (re)construção de saberes,
atenua a separação entre teoria e prática e assenta na construção de uma
circularidade em que a teoria ilumina a prática e a prática questiona a teoria”
(ALARCÃO, 2005, p. 99).
o professor reflexivo está sempre reconhecendo os pontos de sua atuação ou planejamento que precisam ser melhorados e reconhece quando suas intervenções alcançaram os objetivos de uma prática docente de qualidade,que não permite a rotina,mas busca as novidades.
O professor não deve se conformar com as dificuldades do cotidiano escolar,mas deve combater a estas,refletindo como pode qualificar-se e buscar estratégias de aprimoramento de seu trabalho.Um trabalho reflexivo,aberto ao diálogo e a mudança necessária,permite a formação de alunos críticos e reflexivos.
Alarcão (2005) conceitua o professor reflexivo,
descrevendo-o como um profissional que necessita saber quem é e as razões pelas
quais atua, conscientizando-se do lugar que ocupa na sociedade. A autora
acrescenta ainda que “os professores têm de ser agentes ativos do seu próprio
desenvolvimento e do funcionamento das escolas como organização ao serviço do
grande projeto social que é a formação dos educandos” (ALARCÃO, 2005, p. 177).
Freire já trazia esta ideia de reflexão docente,já pensando nas necessidades do aluno de hoje e a Educação em geral,pois sabia que o professor não devia agir de forma engessada,mas refletir,repensar e refazer suas práticas docentes.
A prática docente crítica, implicante do pensar certo,
envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o
fazer. [...] O que se precisa é possibilitar, que, voltando-se sobre si mesma,
através da reflexão sobre a prática, a curiosidade ingênua, percebendo-se como
tal, se vá tornando crítica. [...] A prática docente crítica, implicante do
pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar
sobre o fazer (FREIRE, 1996 p. 38).
Levar os alunos a refletirem suas relações e produções escolares também foi uma experiência vivenciada neste período. Fica evidente que para as crianças,também a reflexão tem um papel de grande valia na formação de valores e socialização escolar das crianças.
No período de estágio e na minha atuação docente,a reflexão acontece de forma constante,sempre na busca pelo fazer melhor, resolver tal situação ou buscar o embasamento teórico necessário ao apoio das práticas e intervenções no cotidiano escolar.
Posso considerar o pensamento de Alarcão com respeito ao professor reflexivo como um relevante conhecimento,que me permitiu reconstruções relevantes na caminhada docente e na minha formação acadêmica.
ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores:
estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
______. Professores
reflexivos em uma escola reflexiva. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
CARDOSO,
Celso Aparecido. Formação crítico-reflexiva: a relação teoria e prática.
Integração: ensino, pesquisa, extensão, ano VIII, nº 30, agosto de 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
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