VAMOS BRINCAR DE QUÊ?
"O PARAÍSO MORA DENTRO DE UMA CAIXA DE BRINQUEDOS" (RUBEM ALVES)
Durante minha caminhada docente,nas turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental sempre observei e me interessei pelas brincadeiras.Durante o Curso Normal,o magistério,e agora na Graduação em Pedagogia na UFRGS,o interesse pelas brincadeiras infantis se manteve,inclusive,neste último momento confrontando minha prática docente com os conhecimentos teóricos e o importante referencial que fazem da ludicidade uma ferramenta essencial para as aprendizagens,a socialização e o desenvolvimento infantil,de forma geral.
Muitos foram os momentos em que pude refletir as questões pertinentes a ludicidade,registrando neste portfólio e em outros ambientes virtuais do PEAD,diversas reflexões e as reconstruções docentes que vivenciei,com o intuíto de observar as brincadeiras e propor atividades que viessem ao encontro do citado tema,reconhecendo sua importância para os processos de aprendizagem.
O
RCNEI (1998) defende o brincar como uma atividade necessária na vida escolar,
por possibilitar às crianças momentos de experiências e novas descobertas.
Brincar é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento da identidade e
autonomia. “O fato de a criança, desde muito cedo, se comunicar por meio de gestos,
sons e, mais tarde, representar determinado papel na brincadeira faz com que
ela desenvolva sua imaginação”. (RCNEI, 1998, p.22). A brincadeira ocorre por
meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade, e é uma
imitação transformada no plano das ideias e de uma realidade anteriormente
vivenciada.
No ano de 2016,a interdisciplina Ludicidade e Educação resgatou as vivências e as experiências do brincar,nos oferecendo referenciais sólidos de reflexão e provocando em nós um refazer docente por uma pedagogia da ludicidade,tendo em vista sua valia na Educação.Tivemos como primeira tarefa,pensar o porquê do brincar,livre de pesquisas ou teorias,trazer a concepção sobre os jogos e brincadeiras na Escola.Revisitei minha resposta do dia vinte e quatro de abril de 2016:
"Das teorias que temos visto nesta interdisciplina sobre a importância do brincar,acredito que Jean Piaget traz o jogo simbólico como o modo mais próximo de uma definição do brincar.Brincar para aprender,conhecer o meio em que vive pela manipulação de objetos(brinquedos)se relacionando com o mundo.A criança que imita o adulto e as situações do cotidiano está representando o que vive,dramatizando seus desejos ou até dominando situações que para ela são dolorosas.Brincar para se expressar!"
Com certeza,as reflexões trazidas por tais reflexões tiveram um impacto significativo sobre o meu fazer docente,pois desde então,passei a olhar a brincadeira das crianças e as propostas educativas lúdicas como essenciais para as construções das aprendizagens das crianças.
Para
Piaget (2011), pode-se dizer que a origem do pensamento deve ser procurada por
meio da função simbólica, mas ressalta que a função simbólica pode ser
explicada pela formação de representações. Deste modo, “a formação da função
simbólica,ao contrário, consiste em diferenciar os significantes dos
significados, de modo que os primeiros permitam a evocação da representação dos
segundos” (PIAGET, 2011, p.79).
No período de Estagio Curricular Obrigatório,ao pensar o planejamento,em uma turema de Maternal II Educação Infantil,eu já sabia que a ludicidade seria um instrumento valioso para este momento de atuação docente.
As aprendizagens da criança na
educação infantil e todo o seu desenvolvimento está relacionado ao ato da
brincadeira, do simbolismo e das relações que ela estabelece com o meio em que
está inserido e com os outros.Assim sendo, meu trabalho durante
o período de estágio na educação infantil foi voltado para a ludicidade, construção
dos conhecimentos através das brincadeiras e experiências de aprendizagem, estimulação
da oralidade, movimento e convivência com seus pares por meio das brincadeiras,
musicalização, histórias, fábulas e expressões diversas das aprendizagens.
"O aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas"(Vygotsky,2008,p.103). De acordo com Piaget (2003) o caráter educativo do brincar é visto como uma atividade formativa, que pressupõe o desenvolvimento integral do sujeito, quer seja na sua capacidade física, intelectual e moral, como também a constituição da individualidade, a formação do caráter e da personalidade de cada um."
Sendo assim, os princípios que nortearam o meu
estágio, se vincularam a reconhecer a criança como um sujeito capaz de construir
suas aprendizagens e desenvolver-se por meio da interação e das relações
inter-pessoais, através da ludicidade, construção da identidade e formação
cultural, priorizando o desenvolvimento e a autonomia.
Percebo que a ludicidade, manifesta não só nos
jogos e brincadeiras, como também, na contação de histórias, fábulas, versos e
cantigas de roda ,influenciaram de forma muito intensa as construções
cognitivas das crianças e também possibilitam que estas convivam mais entre si,
estreitando vínculos sociais e fazendo trocas de informações e saberes que
contribuem para as construções cognitivas.
BRASIL.
Referenciais curriculares para a
educação infantil. Brasília: MEC/SEF,1998.
PIAGET,Jean.Seis
estudos de Piaget. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima
Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
PIAGET,
Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D´ Amorim e
Paulo Sergio Lima Silva. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
VYGOTSKY, L.S. A
formação social da mente. 6. ed., São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1998.
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