sexta-feira, 28 de junho de 2019

                  MAIS DO QUE NUNCA...REFLETIR!



O Curso de Graduação em Pedagogia tem em sua essência a reflexão.
No caso de um curso destinado a professoras já no exercício da docência, este fato se torna ainda mais relevante,pois além de refletir as teorias trazidas pelos teóricos em Educação,existe uma interação interna,ou seja,o fazer pedagógico diário conversa com as reflexões trazidas pelas novas teorias,causando um "desacomodar" que produz muitas aprendizagens e,quase sempre,reconstruções no fazer em sala de aula. 
“Uma prática reflexiva leva à (re)construção de saberes, atenua a separação entre teoria e prática e assenta na construção de uma circularidade em que a teoria ilumina a prática e a prática questiona a teoria” (ALARCÃO, 2005, p. 99).
Esse conflito necessário segue presente durante todo o Curso de Graduação,tendo como ápice o período do Estágio Obrigatório e ainda se mostra mais intenso na escrita da pesquisa acadêmica,o trabalho de conclusão de curso,o temível TCC.
Freire (1996, p. 39), quando afirma que “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”nos remete a esta ideia das reconstruções das práticas pedagógicas.
Em abril de 2017,neste portfólio de aprendizagens,tive a oportunidade de pensar sobre a reflexão docente.Reflexão esta, que acontece o tempo inteiro,não só quando se busca qualificação profissional,mas no cotidiano da sala de aula.
As questões da reflexão docente foram trazidas de forma muito coesa e significativa pela autora Izabel Alarcão,em  textos ofertados pela interdisciplinas do curso,que faz da reflexão do professor,sua arma mais poderosa ou seu instrumento mais potente.
O professor que reflete sua prática diária e busca qualificar seu trabalho por meio de suas reflexões,embasadas em sua prática e conhecimento pedagógico,qualifica seu trabalho e torna-se motivador de construções cognitivas relevantes por parte de seus alunos.
Alarcão (2005) conceitua o professor reflexivo, descrevendo-o como um profissional que necessita saber quem é e as razões pelas quais atua, conscientizando-se do lugar que ocupa na sociedade. A autora acrescenta ainda que “os professores têm de ser agentes ativos do seu próprio desenvolvimento e do funcionamento das escolas como organização ao serviço do grande projeto social que é a formação dos educandos” (ALARCÃO, 2005, p. 177).
Assim como,o aluno necessita de situações significativas de aprendizagens,para desacomodar-se de seus conceitos e formar novas estruturas de aprendizagens,creio que o professor,ao confrontar-se com os novos conhecimentos pedagógicos e refletir sobre eles,abre as  possibilidades para suas reconstruções pessoais e profissionais.O professor, conforme Alarcão:
Deve ser um prático e um teórico da sua prática. Nesse sentido, “a reflexão sobre o seu ensino é o primeiro passo para quebrar o ato de rotina, possibilitar a análise de opções múltiplas para cada situação e reforçar a sua autonomia face ao pensamento dominante de uma dada realidade” (ALARCÃO,2005 p. 82-83).
.O Estágio Obrigatório Curricular,período de reflexão permeado por dificuldades e conquistas  promoveu inúmeras reflexões,originando ainda,maiores reflexões para a escrita do trabalho de conclusão de curso.
Enfim,sem nenhuma dúvida,um professor que reflete sua prática é um professor inovador e aquele que construirá pensamentos criativos,ou seja,professores reflexivos são professores de alunos que refletem e se tornam críticos e capacitados a buscar seus conhecimentos. 




ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.



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