O SIMBOLISMO DO BRINCAR:ESTÁDIO PRÉ -OPERATÓRIO
TRECHO RETIRADO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Na idade dos dois ao sete anos a criança encontra-se em um período marcado pela expressão e representação de tudo o que vive ou o que deseja viver através de suas brincadeiras,isto é,ela imita ou simboliza seus pensamentos e os manifesta através do brincar,é o que Piaget (1969) denomina de jogo simbólico.
A função
desse tipo de atividade lúdica, segundo Piaget, (1969, p. 29) consiste em
satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos:
"a criança que brinca de boneca refaz sua própria vida, corrigindo-a a sua
maneira, e revive todos os prazeres e conflitos, resolvendo-os, ou seja,
completando a realidade através da ficção".
Na primeira
infância de dois a sete anos tem o aparecimento da linguagem, em que as
crianças entraram em contato com a socialização, pensamento e intuição. É na
brincadeira do jogo simbólico despertaram a comunicação com outras crianças e
adultos. Para Piaget (2003, p. 28-29):
“É
fácil dar-se conta de que estes jogos simbólicos constituem uma atividade real
do pensamento, embora essencialmente egocêntrica, ou melhor, duplamente
egocêntrica. Sua função consiste em satisfazer o eu por meio de uma
transformação do real em função dos desejos: a criança que brinca de boneca
refaz sua própria vida, corrigindo-a à sua maneira, e revive todos os prazeres
ou conflitos, resolvendo-os, compensando-os, ou seja, completando a realidade
através da ficção.”
Segundo Cunha
(2007) no jogo simbólico as crianças constroem uma relação entre a fantasia e a
realidade. Na fantasia elas desfrutam da imaginação para fazerem representações
de papéis, fantasiar, imitar, e em relação à realidade são capazes de acordo
com situações de dificuldades que vivem despertarem em suas brincadeiras, por
exemplo, uma criança que no seu ambiente familiar vê seu pai batendo na sua
mãe, ela vai interiorizar esses conflitos em seus gestos, pois do mesmo jeito
que as crianças sabem imitar fantasiando, elas reproduzem o que veem em sua
realidade.
“A
brincadeira simbólica leva à construção pela criança de um mundo ilusório, de
situações imaginárias onde objetos são usados como substitutos de outros,
conforme a criança os emprega com gestos e falas adequadas. Nessa situação a
criança reexamina as regras embutidas nos atos sociais, as regulações culturais
que fazem que a mãe seja quem fica em casa enquanto o pai sai para o trabalho
em certos grupos sociais, por exemplo. Isso ocorre conforme a criança
experimenta vários papéis no brincar e pode verificar as consequências por agir
de um ou de outro modo. Com isso internaliza regras de conduta, desenvolvendo o
sistema de valores que irá orientar seu comportamento.”(OLIVEIRA,2002,p.55)
TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS COM AS
FAMÍLIAS DO MATERNAL II
Ao iniciar a pesquisa com o grupo do Maternal II foi considerado importante
realizar uma entrevista junto às famílias das crianças com o objetivo de
compreender como se dava as relações de ludicidade no ambiente familiar,ou
seja,como,onde e de que estes sujeitos brincavam fora da Escola,a fim de
analisar os efeitos destas relações nas brincadeiras escolares.
ALUNO (3 ANOS)
|
BRINCADEIRA FAVORITA EM CASA
|
PASSEIOS COM A FAMÍLIA
|
ME
|
bonecas/tablet
|
Casa dos avós
|
MC
|
Celular/bonecas
|
Pracinha,casa
dos avós
|
LC
|
dvd/panelinhas
|
Pracinha/Redenção
|
LR
|
Amoeba/tablet
|
Casa dos avós
|
MB
|
Polly/Baby Live
|
Pracinha do
prédio
|
L
|
Carrinho/celular
|
Gasômetro/Megazone
|
PL
|
Tablet/Legos
|
Praia/Casa da vó
|
MN
|
Hot Wells/Celular
|
Casa da
vó/shopping
|
LR
|
Bola/carrinhos
|
Pracinha
condomínio
|
G
|
Bonecos
heróis/desenhos tv
|
Club/pracinha
|
REGISTRO DE FALAS ESPONTÂNEAS DAS CRIANÇAS
Dentro do
diário de bordo,o registro da professora estagiária,algumas falas espontâneas
das crianças foram registradas,por serem relevantes dentro da temática da
ludicidade,ou seja,falas que permitem a reflexão do professor sobre as
necessidades,interações e desenvolvimento infantil no cenário dos jogos e
brincadeiras em sala de aula:
CONTEXTO/SITUAÇÃO
|
FALA ESPONTÂNEA
|
Para
organizar a turma para a rodinha,a professora solicita ao grupo que guardem
os brinquedos.Um aluno se nega e a professora pede que ele ajude os amigos.
|
“Eu
não sabe guardar o brinquedo prof!”
PL,3 anos
|
Após
perceber que as alunas despem as bonecas e depois não colocam a roupinha,a
professora pede que brinquem sem tirar a roupa das bonecas.
|
“E
como as nenês vão tomar banho?”
ME,3 anos
|
No
momento do brinquedo de casa,a professora conversa com o grupo para que
compartilhem o brinquedo com o colega,a aluna abraça o brinquedo e faz cara
de choro.
|
“Meu
brinquedo é meu porque eu gosto”
MC,3 anos
|
Em
uma atividade de modelagem, cantamos e falamos sobre os animais. A professora
sugere que as crianças façam com a massinha seus animais prediletos.
|
“A
massinha é pequena e eu quero fazer bolinha grande”
LC,3 anos
|
Na
atividade painel coletivo,onde as crianças pintavam com as mãos,todos estavam
empolgados,um dos alunos se expressa.
|
“Mais
tinta prof...quero toda a tinta do teu pote”
L,3 anos
|
A
aluna mordeu uma colega.A professora diz que ela ficará sentadinha sem
brincar,enquanto pensa no que fez.Esta olha para os brinquedos e diz...
|
“Calma
bonecas...não dá bola pra prof!”
ME,3 anos
|
O
aluno estava brincando de carrinho,de forma agressiva,por vezes acertava os
carrinhos nos colegas...
|
“Pá!pá!Eu
gosto de carro que bate assim...pá!
MN,3 anos
|
Oi Aline!
ResponderExcluirTe sugiro editar essa postagem, pois a configuração dela não está adequada, não é possível entender o seu conteúdo!
Abraços
Tutora Paty