O BRINCAR DE VYGOTSKY
O brinquedo é
considerado por Vygotsky (1991, p.106‐118) como o principal meio de desenvolvimento
cultural da criança. Experiências sociais e culturais são incorporadas pela
criança através do brinquedo. Fazendo uso da imaginação a criança pode
transformar os objetos e as formas de comportamento produzido e disponibilizado
em seu ambiente específico
A criança
desenvolve-se, essencialmente, através da atividade de brinquedo. Somente neste
sentido o brinquedo pode ser considerado uma atividade condutora que determina
o desenvolvimento de uma criança. (VIGOTSKY, 2000, p.135)
Lev Vygotsky
(1978) acreditava que o brincar fornece às crianças um importante sistema de
suporte mental, que lhes permite pensar e agir de diferentes maneiras. Ele
enfatizava que a natureza do brincar simbólico é muito importante para o
desenvolvimento infantil. Em sua concepção, as situações imaginárias criadas
durante o brincar seriam zonas de desenvolvimento proximal, que operam com
sistemas de suporte mental. De acordo com esta interpretação, a natureza de
faz-de-conta ("como se fosse") do brincar social e o envolvimento
ativo de outras crianças ,permite a cada criança a possibilidade de agir em
níveis mais avançados do que fariam se brincassem sozinhas.
“No
início da idade pré-escolar, quando surgem os desejos que não podem ser
imediatamente satisfeitos ou esquecidos, e permanece ainda a característica do
estágio precedente de uma tendência para satisfação imediata desses desejos, o
comportamento da criança muda. Para resolver essa tensão, a criança em idade
pré-escolar envolve-se em um mundo ilusório e imaginário onde os desejos não
realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo”
(VIGOTSKY, 2000, p.122)
Para Vygostky
(1989), na situação de brincadeira a criança se projeta nas atividades adultas
de sua cultura e ensaia seus futuros papéis e valores. Ela começa a adquirir a
motivação, as habilidades e as atitudes necessárias para sua participação
social, que só pode ser completamente atingida com a interação dos companheiros
da mesma idade. Nesse sentido, as brincadeiras usadas na situação escolar podem
criar condições para a criança avançar no seu desenvolvimento cognitivo, porém
elas precisam ser cuidadosamente planejadas pelo professor.
VIGOTSKY , L. A. A formação social da mente. São Paulo:
Martins Fontes, 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário