sábado, 29 de junho de 2019

                     O BRINCAR DE VYGOTSKY


O brinquedo é considerado por Vygotsky (1991, p.106118) como o principal meio de desenvolvimento cultural da criança. Experiências sociais e culturais são incorporadas pela criança através do brinquedo. Fazendo uso da imaginação a criança pode transformar os objetos e as formas de comportamento produzido e disponibilizado em seu ambiente específico
A criança desenvolve-se, essencialmente, através da atividade de brinquedo. Somente neste sentido o brinquedo pode ser considerado uma atividade condutora que determina o desenvolvimento de uma criança. (VIGOTSKY, 2000, p.135)
Lev Vygotsky (1978) acreditava que o brincar fornece às crianças um importante sistema de suporte mental, que lhes permite pensar e agir de diferentes maneiras. Ele enfatizava que a natureza do brincar simbólico é muito importante para o desenvolvimento infantil. Em sua concepção, as situações imaginárias criadas durante o brincar seriam zonas de desenvolvimento proximal, que operam com sistemas de suporte mental. De acordo com esta interpretação, a natureza de faz-de-conta ("como se fosse") do brincar social e o envolvimento ativo de outras crianças ,permite a cada criança a possibilidade de agir em níveis mais avançados do que fariam se brincassem sozinhas.
“No início da idade pré-escolar, quando surgem os desejos que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos, e permanece ainda a característica do estágio precedente de uma tendência para satisfação imediata desses desejos, o comportamento da criança muda. Para resolver essa tensão, a criança em idade pré-escolar envolve-se em um mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo” (VIGOTSKY, 2000, p.122)
Para Vygostky (1989), na situação de brincadeira a criança se projeta nas atividades adultas de sua cultura e ensaia seus futuros papéis e valores. Ela começa a adquirir a motivação, as habilidades e as atitudes necessárias para sua participação social, que só pode ser completamente atingida com a interação dos companheiros da mesma idade. Nesse sentido, as brincadeiras usadas na situação escolar podem criar condições para a criança avançar no seu desenvolvimento cognitivo, porém elas precisam ser cuidadosamente planejadas pelo professor. 



VIGOTSKY , L. A. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000

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