CRIANÇA SEMPRE CRIATIVA!
|
Com olhos de Criança,Francesco Tonucci (1981)
A criatividade é algo natural da criança.Ela busca através de das brincadeiras e de suas expressões ou processos criativos representar o mundo a sua volta e tudo aquilo que gosta ou faz parte de sua individualidade.
Infelizmente, buscando ensinar a criança nas suas expressões,ou seja,modelagens,desenhos e criações,o adulto tende a impedis a livre expressão da mesma.
Ao
afirmar que “o que se pretende, para o futuro, é moldar indivíduos capazes de
produzir ou de criar, e não apenas de repetir”, Piaget (2011, p. 27) está fortalecendo a ideia de que toda a criança,ou seja,todas as pessoas são criativas e capazes de criar e fazer coisas lindas,dentro de suas habilidades e vivências.
É importante dar liberdade a criação das crianças,elaborar planejamentos embasados na livre expressão,na observação do meio em que a criança vive e na pesquisa e investigação daquilo que ela demonstra curiosidade.A oferta de materiais diversificados,a preparação de ambientes provocadores da criatividade e curiosidade e a motivação do professor,fazem a diferença na construção da autonomia e ampliação das capacidades da criança.
É importante que o professor não obrigue a criança a seguir modelos ou faça com que todo o grupo produza atividades iguais,pois existe também a necessidade infantil da construção da identidade.
Na charge acima,temos o exemplo de atividades que frustram a criatividade infantil.
O professor mediador e motivador das aprendizagens,devem valorizar e incentivas as diferentes criações de seus alunos.
|
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. 20.
ed“Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário