sábado, 29 de junho de 2019

                ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS


Como já muito discutimos anteriormente e ,agora ainda é tema de discussão constante no meio docente,a aprendizagem se dá pelas das relações ativas e significativas com o objeto de aprendizagem,sendo de extrema importância o ambiente de aprendizagem,o planejamento pedagógico e as intervenções docentes.Assim,nos deparamos com o termo "arquiteturas pedagógicas".
Morin (1996) diz que a verdade da ciência não está capitalizada apenas nas verdades adquiridas,na verificação das teorias conhecidas,mas no seu caráter aberto á aventura.
As arquiteturas pressupõe aprendizagens protagonistas.Com orientação do professor,requerem-se do estudante ação e reflexão sobre experiências que contemplam na sua organização pesquisa,registros diários e sistematização do pensamento.
As arquiteturas funcionam metaforicamente como mapas que mostram diferentes direções para se realizar algo,entretanto,cabe ao sujeito escolher e determinar o caminho.
O problema disciplinar é que muito do planejamento pedagógico está desvinculado com a vida do estudante,assim as arquiteturas pedagógicas se definem em busca deste resgate.
O que emerge deste tema é o que se deseja como projeto,é a confluência do teor explicitado,sistematização metodológica e práticas criativas.
O conhecimento pode ser compreendido,conforme Piaget(1985) como um processo de criação de novidades,de descobertas e invenções.
Conhecer implica em interpretar,relacionar e comparar informações,não será suficiente oferecer aos sujeitos um ambiente rico em informações,mas sim proporcionar situações que previlegiem a busca de informações e interações significativas para a construção de conhecimento articulado.
As arquiteturas pedagógicas são fundamentos que embasam um bom planejamento e prática docente,buscando a qualificação das aprendizagens,dentre estes fundamentos estão pontos a serem refletidos na prática do professor:
-Atitude investigativa,valorização da investigação.
-Ambientes de aprendizagem que favoráveis a construção dos conhecimentos.
-Discussão de pontos de vista divergentes em detrimento da repetição de ideias e crenças.
-Projetos de aprendizagem
-Estudo de caso e resolução de problemas
O professor não é o centro do saber ,mas cabe a ele a tarefa de direcionar e motivar as aprendizagens,daí a responsabilidade de embasar sua prática em teorias consolidadas e um planejamento engajado nas construções de conhecimento e protagonismo do estudante.

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