sábado, 29 de junho de 2019

       O BRINCAR E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM







Assim como através das interações e relações que a criança faz com o meio e com os outros,a construção das aprendizagens acontecem,da mesma forma surge a linguagem.O brincar,atividade natural da criança,possibilita a ela comunicar-se com o mundo,estabelecendo relações e construindo aprendizagens.
É evidente que a linguagem é resultado do desenvolvimento do pensamento infantil associado a comunicação,ou seja,as trocas e interações das crianças com outras crianças e com o meio em que está inserida.
Mas, ao lado da linguagem, a criança pequena- menos socializada que a de 7-8 anos e sobretudo que o próprio adulto -tem necessidade de outro sistema de significantes, mais individual e mais motivado: os símbolos, cujas formas mais corrente na criança pequena se encontram no jogo simbólico ou de imaginação..., o jogo simbólico aparece mais ou menos ao mesmo tempo da linguagem. (PIAGET, 2011, p.77)
O brincar permite que a criança se expresse, se comunique e estabeleça relações importantes que permitem o seu desenvolvimento cognitivo e o exercício de sua expressão oral, como percebido no citado grupo, que ao ser estimulado no seu brincar, também passa a interagir mais com seus pares,consequentemente,expressando-se de forma mais intensa,e buscando se comunicar,qualifica sua fala.
“É no significado da palavra que o pensamento e a linguagem se unem em pensamento verbal.É no significado então,que podemos encontrar respostas às nossas questões sobre a relação entre o pensamento e a fala.”(VIGOTSKY,2005,p.5).
Dentro deste processo,se destaca as aprendizagens referentes à aquisição da linguagem das crianças.Crianças que demonstravam timidez ao falar,pobre vocabulário ou ainda,algumas crianças com a fala bem infantilizada,foram provocadas pelas práticas desenvolvidas a evoluir em sua fala.As crianças com a fala mais estruturadas influenciaram de forma muito positiva as outras crianças neste processo.
 A troca e a comunicação entre os indivíduos são a conseqüência mais evidente do aparecimento da linguagem. Sem dúvida, essas relações interindividuais existem em germe desde a segunda metade do primeiro ano, graças a imitação, cujos progressos estão em íntima conexão com o desenvolvimento senso-motor.(PIAGET, 1999, p.25)
Ao comparar a ideia de aquisição da linguagem e construção do pensamento infantil, a partir das pesquisas de Piaget e Vygotsky, se percebe pontos de concordância importantes, como a importância da linguagem na inteligência infantil e a sua construção a partir de suas interações sociais. Ambos autores defendem que a criança constrói suas aprendizagens a partir das interações e reconstroem conforme novas interações sociais e culturais ao contato com o objeto de aprendizagem, ou seja, o signo ao qual se depara e o meio ao qual está inserida
Vygotsky (1996, p.4344) destaca a fala, que organiza a ação e o pensamento da criança. Sendo a comunicação e o contato social as funções principais da fala, ela se apresenta inicialmente enquanto fala social, numa relação interpessoal com manifestação unicamente externa.








PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 21ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. MOREIRA, Marco A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999 

 PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. 20. ed“Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
VYGOTSKY. Pensamento e linguagem. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem: Um Estado Experimental de Formação de Conceitos . 3ª ed. São Paulo,2005


Nenhum comentário:

Postar um comentário