O BRINCAR E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Assim como através das interações e relações que a criança faz com o meio e com os outros,a construção das aprendizagens acontecem,da mesma forma surge a linguagem.O brincar,atividade natural da criança,possibilita a ela comunicar-se com o mundo,estabelecendo relações e construindo aprendizagens.
É evidente
que a linguagem é resultado do desenvolvimento do pensamento infantil associado
a comunicação,ou seja,as trocas e interações das crianças com outras crianças e
com o meio em que está inserida.
Mas,
ao lado da linguagem, a criança pequena- menos socializada que a de 7-8 anos e
sobretudo que o próprio adulto -tem necessidade de outro sistema de
significantes, mais individual e mais motivado: os símbolos, cujas formas mais
corrente na criança pequena se encontram no jogo simbólico ou de imaginação...,
o jogo simbólico aparece mais ou menos ao mesmo tempo da linguagem. (PIAGET,
2011, p.77)
O brincar
permite que a criança se expresse, se comunique e estabeleça relações
importantes que permitem o seu desenvolvimento cognitivo e o exercício de sua
expressão oral, como percebido no citado grupo, que ao ser estimulado no seu
brincar, também passa a interagir mais com seus
pares,consequentemente,expressando-se de forma mais intensa,e buscando se
comunicar,qualifica sua fala.
“É
no significado da palavra que o pensamento e a linguagem se unem em pensamento
verbal.É no significado então,que podemos encontrar respostas às nossas
questões sobre a relação entre o pensamento e a fala.”(VIGOTSKY,2005,p.5).
Dentro deste
processo,se destaca as aprendizagens referentes à aquisição da linguagem das
crianças.Crianças que demonstravam timidez ao falar,pobre vocabulário ou
ainda,algumas crianças com a fala bem infantilizada,foram provocadas pelas
práticas desenvolvidas a evoluir em sua fala.As crianças com a fala mais
estruturadas influenciaram de forma muito positiva as outras crianças neste
processo.
A troca e a comunicação entre os indivíduos
são a conseqüência mais evidente do aparecimento da linguagem. Sem dúvida,
essas relações interindividuais existem em germe desde a segunda metade do
primeiro ano, graças a imitação, cujos progressos estão em íntima conexão com o
desenvolvimento senso-motor.(PIAGET, 1999, p.25)
Ao comparar a
ideia de aquisição da linguagem e construção do pensamento infantil, a partir
das pesquisas de Piaget e Vygotsky, se percebe pontos de concordância importantes,
como a importância da linguagem na inteligência infantil e a sua construção a
partir de suas interações sociais. Ambos autores defendem que a criança
constrói suas aprendizagens a partir das interações e reconstroem conforme
novas interações sociais e culturais ao contato com o objeto de aprendizagem,
ou seja, o signo ao qual se depara e o meio ao qual está inserida
Vygotsky
(1996, p.43‐44) destaca a fala, que organiza a ação e o pensamento da criança. Sendo
a comunicação e o contato social as funções principais da fala, ela se
apresenta inicialmente enquanto fala social, numa relação interpessoal com
manifestação unicamente externa.
PIAGET,
Jean. Seis estudos de Psicologia. 21ª ed. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 1995. MOREIRA, Marco A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo, EPU,
1999
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. 20.
ed“Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
VYGOTSKY.
Pensamento e linguagem. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem: Um
Estado Experimental de Formação de Conceitos . 3ª ed. São Paulo,2005
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