ESCOLA DEMOCRÁTICA SEMPRE!
Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular; regime em que não existem desigualdades e/ou privilégios de classes: a democracia, em oposição à ditadura, permite que os cidadãos se expressem livremente.Fonte:Dicionário on line
Quando falamos em democracia imediatamente nos remetemos a regime governamental,a eleições e governos.Mas democracia é muito mais do que isso.é compartilhar e viver junto,é saber dividir e respeitar o outro,é saber que todos são especiais e tem direitos.
Neste período final do Curso de Graduação em Pedagogia,com o estágio na turma do Maternal II e a escrita da pesquisa acadêmica,também pude repensar essa forte ideia.
“Conhecer o humano não é separá-lo do universo, mas situá-lo nele.”(MORIN,2002).
Escola é o lugar da democracia,aliás,é na Escola que ela deve nascer.
Educação Infantil é a formação de uma criança que se tornará em sujeito social.É na educação infantil que o sujeito aprende as regras básicas da convivência humana,da socialização e que faz parte de uma turminha,de uma escola,de um bairro,e mais tarde saberá se inserir na sociedade.
No sétimo eixo do Pead,discutimos sobre o vídeo intitulado Escolas Democráticas,que veio como uma forte crítica a escola que robotiza ao invés de pensar,que molda o pensamento do aluno a um pensamento comum e institucionalizado,controlando o tempo e a necessidade das crianças,desvinculando as aprendizagens da vida real.
A escola criticada no vídeo representava uma escola tradicional,conteudista,de Ensino Fundamental.Nesta ocasião foi possível refletir o tempo e as intencionalidades da escola,que busca ser democrática,mas vive uma realidade contrária.
No caso da Educação Infantil,muitas vezes,o cenário se repete.Escolas onde os pequenos sujeitos tem uma rotina rígida,com um planejamento desvinculado da realidade,que faz do ambiente da escola infantil,uma classe de Ensino Fundamental,com crianças todas sentadinhas,limitadas de movimento e necessidades.
“O desenvolvimento da inteligência é inseparável do mundo da efetividade, isto é, da curiosidade, da paixão, que por sua vez, são a mola da pesquisa científica e filosófica.” (MORIN,2002)
Acredito que a escola deve ser democrática realmente,buscando o bem estar comum e o ensino de qualidade.Principalmente,que a escola vise as construções do conhecimento e a liberdade das expressões e opiniões,seja ela do nível que for.
MORIN, Edgar,1921-Os Sete Saberes Necessários a Educação do Futuro: Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya, Revisão técnica de Edgar Assis Carvalho-5ª ed. São Paulo;Cortez,Brasília-DF;UNESCO,2002.
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