INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS II 💜😍😝😃😥
"...Inovação não é uma simples renovação,pois implica uma ruptura com a situação vigente,mesmo que seja temporária ou parcial.Inovar faz supor trazer a realidade educativa algo efetivamente novo,ao invés de renovar que implica fazer aparecer algo sob um aspecto novo,não modificando o essencial"(CARDOSO,1992,p.1)
Revisitando o eixo VII do Curso de Graduação em Pedagogia pude rever as pertinentes reflexões feitas sobre as inovações pedagógicas trazidas pela autora
Maria Isabel da Cunha,no texto Inovações Pedagógicas e Reconfigurações de Saberes no Ensinar e no Aprender na Universidade.
Maria Isabel da Cunha,no texto Inovações Pedagógicas e Reconfigurações de Saberes no Ensinar e no Aprender na Universidade.
É extremamente necessário que a Escola busque qualificar e inovar os recursos utilizados e o professor por sua vez,contemplar em seu planejamento práticas modernas e criativas,adequando-se ao avanço tecnológico e científico que vivenciamos.
Os alunos chegam a Escola trazendo uma grande quantidade de informações e novos recursos que chamam sua atenção e provocam curiosidade.A Escola muitas vezes,utiliza sempre os mesmos recursos e materiais,tornando enfadonhas e desinteressantes as aulas,o que prejudica as aprendizagens das crianças e suas relações com os objetos de aprendizagem.
Estas reflexões já me causaram fortes reflexões neste período,mas essas reflexões se consolidaram neste período final do curso,devido as práticas docentes que tive a oportunidade de vivenciar na turma de educação infantil de estágio.
Ao pensar em Inovações Pedagógicas de planejamento e em sala de aula,pensamos nos alunos maiores e mais envolvidos com a tecnologia.
Mas no caso da Educação Infantil,este aspecto não é diferente,pois é muito relevante,que os pequenos alunos possam interagir com diversos recursos,possibilitando a interação e a construção das aprendizagens.
Vivemos em uma época onde bebês já manuseiam smartfones e tablets.
Sendo assim,o planejamento da educação infantil também,deve basear-se nas mudanças tecnológicas e científicas.
"A inovação pedagógica traz algo de "novo",ou seja,algo ainda não estreado;é uma mudança,mas intencional e bem evidente;Exige um esforço deliberado e conscientemente assumido;Requer uma ação persistente;Tenciona melhorar a prática educativa;O seu processo deve poder ser avaliado;Para poder se construir e se desenvolver,requer componentes integrados de pensamento e de ação"(CARDOSO,1992)
Utilizei recursos criativos e inovadores no período de estágio,e tive resultados muito positivos em relação as aprendizagens deste grupo.
-Pesquisa na internet para qualificar o planejamento e buscar recursos.
-Uso da imagem e áudio nos registros de dados da turma.
-Agenda eletrônica para comunicação com os pais.
-Recursos de imagem,músicas e filmes no planejamento utilizando recurso da informática.
-Contação de histórias on line.
-Gravação de vídeos da turma
-Uso de imagens diversas durante as aulas.
CUNHA,Maria Isabel da.Inovações Pedagógicas e Reconfigurações de Saberes no Ensinar e no Aprender na Universidade.VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais.Centros de Estudos Sociais,Faculdade de Economia,Universidade de Coimbra,Portugal,16 a 18 de setembro de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário