sábado, 29 de junho de 2019

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA PRÁTICA

 


“Construtivismo não é uma prática, ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar, é sim, uma teoria que permite (re) interpretar todas as coisas” 
    (Becker,2001,p.72)


Posso afirmar tranquilamente que,de tudo o que estudei durante o período da Graduação em Pedagogia na UFRGS,o que mais me provocou a refletir minha prática e mais me fez desacomodar das minhas velhas ações docentes foi os maravilhosos textos do professor Fernando Becker baseados nas teorias de aprendizagem de Jean Piaget.
Ao nos confrontar com os perfis de professores e suas práticas docentes empiristas,construtivistas ou aprioristas,nos remete a realidade diária da Escola e,inclusive a maneira com que nós professores,vivenciamos no passado a Escola.
A figura tão imponente do professor dominador,detentor do saber que transmite conhecimento aos alunos vazios de saberes,fez parte de nossa história e muitas vezes,insiste em voltar em nossas práticas.
Mas percebê-lo e compreender sua postura é essencial para que um novo professor,o mediador e motivador das aprendizagens surja e se fortaleça.
No período de Estágio Obrigatório e,principalmente nas fortes reflexões que originam a pesquisa acadêmica,o trabalho de conclusão de curso,estes conceitos foram base para a compreensão de como se dá uma prática pedagógica de construção dos conhecimentos,onde a criança confronta seus conhecimentos prévios com as experiências significativas de aprendizagem,no meio em que está inserida e nas suas relações com o outro.
Segundo Piaget, (1974) o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo): o conhecimento resulta das ações e interações do sujeito no ambiente em que vive.
Todo conhecimento é uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, por meio de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer, sejam eles do mundo físico ou do mundo cultural. O conhecimento resulta de uma inter-relação do sujeito que conhece com objeto a ser conhecido. (MOREIRA, 1999, p.75)
Pessoalmente,a afirmação de que a sala de aula deve ser mais laboratório e menos auditório,do estimado professor Becker,se fez realidade na turma de Maternal II em que desenvolvi meu projeto baseado na ludicidade.
Piaget (1982) explica que o indivíduo desde o nascimento constrói o seu conhecimento. Mostrou que as pessoas têm uma capacidade de aprender a todo o momento, desde os primeiros minutos de vida. Os primeiros anos de uma criança podem ser determinantes para um bom ou mau desenvolvimento cognitivo e social, refletindo no adulto que, no futuro, irá se tornar.
O brincar,tão natural á criança,é na verdade a porta com que esta se relaciona com o mundo a sua volta,e assim sendo,baseada nestas importantes teorias pude experimentar,vivenciar,observar e motivar as atividades e relações lúdicas na Educação Infantil,colhendo frutos preciosos desta semente.







BECKER,Fernando.Educação e Construção do Conhecimento.2ª.ed.-Porto Alegre:PENSO,2012
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
PIAGET.J. O nascimento da inteligência da criança. Editora Crítica: São Paulo, 1986.
 PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2. e., Rio de Janeiro: Zahar, 1975.


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