quinta-feira, 31 de maio de 2018

 


Para Vygotsky(1896-1934),o desenvolvimento do indivíduo se dá pelo seu processo sócio-histórico.Seus estudos dão grande enfase a linguagem na construção da inteligencia humano,que acontece,segundo ele,pela interação do sujeito com o meio em que está inserido.
O caráter histórico social dos processos psicológicos superiores é fundamento necessário e específico aos seres humanos.
O desenvolvimento cognitivo se dá pelo processo  de internalização da interação social com materiais fornecidos pela cultura.Por meio da interação social,o sujeito entrará em contato com elementos mediadores e também fará uso deles,surgindo assim os processos mentais.,ou funções psicológicas superiores(percepção,memória,pensamento,atenção,desenvolvimento na relação com o meio sociocultural,sendo esta relação mediada por signos).
O signos são os objetos de aprendizagem,ou seja,significante mais o seu significado,sendo um conjunto de signos,um sistema de aprendizagem,de origem social,compartilhados pela sociedade.

INTERNALIZAÇÃO:
Mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas complexas.É a reconstrução interna de uma operação externa e tem como base a linguagem.O plano interno,para Vygotsky,não preexiste,mas é constituído pelo processo de internalização,fundado nas ações,nas interações sociais e na linguagem.

MEDIAÇÃO:
É o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação:a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.

LINGUAGEM:
No processo de aquisição cultural,o papel mediador da linguagem é fundamental.A linguagem tem papel importante na formação do pensamento,compreendida na relação de síntese entre organismo e ambiente.A formação do pensamento e o desenvolvimento intelectual se dão de fora para dentro,num processo de internalização,não ocorrendo de forma passiva a recepção do conhecimento pelo sujeito.

APRENDIZAGEM:
A mediação dos signos e dos instrumentos é o que na teoria de Vygotsky propiciará a aprendizagem.A aprendizagem é produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças.

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL(ZDP):
"...A distância entre o nível de desenvolvimento real que se costuma determinar através da solução independente de problemas,e o nível de desenvolvimento potencial,determinado através da solução de problemas sob orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros capazes"
                                                                                                         (Vygotsky,1984,p.97)





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