sábado, 8 de julho de 2017

              DESCREVER,QUESTIONAR E REFLETIR

 

Neste quinto eixo do Curso de Graduação em Pedagogia,o Seminário Integrador nos trouxe o desafio de uma nova reflexão com respeito a escrita autoral acadêmica.O trabalho embasado no processo de análise das postagens do portfólio de aprendizagens,em parceria com uma colega foi um processo de releitura,reflexão e reconstruções com respeito a escrita e os conceitos desenvolvidos ao longo do curso.
Ao escrever,seja para descrever as situações ocorridas na prática escolar,seja para colocar seus questionamentos acerca dos diversos temas que permeiam a educação atual ou,melhor,para colocar suas reflexões e reconstruções oriundas das relações entre prática docente e referenciais teóricos,a essência da escrita autoral é o posicionamento,as argumentações sólidas e as evidências das aprendizagens trazem riqueza e credibilidade a escrita.
Ao escrever tentamos passar uma ideia como a sentimos e vivenciamos,o que não garante a quem escreve a total aceitação do leitor e muito menos a mesma interpretação.
O conjunto das práticas docentes ao encontro com as provocações teóricas e as reconstruções e reflexões que produzem,permitem tornar a escrita autêntica e confiável,assim que tragam consigo o embasamento e referenciais necessários a escrita.

      Não é no silêncio que os homens se fazem,mas na palavra,no trabalho ,na ação-reflexão"
                                                                Paulo Freire

 “... a reflexão é , no dizer do grande filósofo educacional americano John Dewey (1933), uma forma especializada de pensar” (Alarcão, 1996, pg.3)

Escrita Descritiva:Aquela escrita que nos relata fatos e descreve situações na prática escolar,permitindo implicitamente reflexões com respeito as intervenções e concepções presentes nestes acontecimentos.Uma escrita descritiva pode ser muito rica e pertinente,quando permite refletir e agir pedagógicamente sobre a descrição.

Escrita Questionadora:Usar fatos do cotidiano escolar ou temas pertinentes as práticas docentes ,influenciando o pensamento crítico através de questionamentos sobre as situações ocorridas e os saberes adquiridos que incidem sobre a prática escolar.

Escrita Reflexiva/Reconstrutiva:É aquela escrita que contém a descrição e os questionamentos,mas vai além,trazendo o confronto teoria e pratica docente,possibilitando as reflexões e reconstruções pessoais adquiridas por meio das novas aprendizagens e reflexões pertinentes a prática escolar.A escrita reflexiva traz evidências destas aprendizagens e as argumentações necessárias para provocar o pensar e o refletir em quem está lendo.



FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ALARCÃO, Isabel (Org). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Editora Porto, 1996. (Coleção CIDIne). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário